Categorias
Sem categoria

​6 mulheres do rock que você deveria conhecer

As mulheres sempre deixam marcas por onde passam, não é mesmo? No rock não é diferente, muitos nomes femininos, como: Joan Jett; Janis Joplin; Patti Smith; Courtney Love e Rita Lee, deixaram suas contribuições para o cenário do Rock ’n Roll.

No entanto, se engana quem acredita que seus legados são apenas no bom e velho rock, já que todas essas musas além de lançarem moda, deixaram marcas de suas fortes personalidades por todo o mundo.

Dito isso e com o Dia do Rock se aproximando, confira as curiosidades, estilo e sucessos das principais mulheres do rock, tudo para enaltecer esses ícones durante a semana do rock.

1. Joan Jett

Cantora, compositora, guitarrista, baixista e produtora musical, Joan Jett deixou claro que mulher sabe fazer música e abriu espaço para as novas gerações também colocarem a sua marca no mundo.

A musa sempre respirou rock, tanto que montou a sua primeira banda, o The Runaways, com apenas 15 anos de idade.

A banda formada por quatro mulheres se destacou pelo figurino ousado nos palcos e o pelo som cru do punk. Rompendo as barreiras de gênero e provando que mulher é mais do que capaz de fazer sucesso com música..

Joan Jett é dona da versão mais famosa da música “I Love Rock ‘n’ Roll”, que ela regravou duas vezes e é um dos hinos do rock ‘n roll.

Jaqueta de couro, jeans surrado, camisa de banda e óculos aviador é o visual que marcou a cantora e também o look de pegada rock mais usado até hoje por todo mundo.

Joan Jett é reconhecida por ser uma das melhores guitarristas de todos os tempos pela revista Rolling Stones e desde 1980 lidera a banda Joan Jett and the Blackhearts.

(pinterest: vogue magazine)

2. Janis Joplin

Considerada por muitos a rainha do Rock and Roll, anis Joplin foi cantora e compositora norte-americana. Com uma voz única que migrava do blues ao rock, despertou multidões de fãs.

Inspirada por grandes nome como: Aretha Franklin, Etta James, Billie Holiday e Bessie Smith, esse último que dizem que teve até seu túmulo restaurado por Joplin.

Com um comportamento polêmico, Joplin já foi expulsa do famoso hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina e, foi presa na Flórida por usar linguagem vulgar em público.

Seu estilo inconfundível, sempre com maxi óculos redondos, colares grandes e coloridos e roupas confortáveis no melhor estilo boho, Janis Joplin deixou uma marca grandiosa no cenário do rock, mesmo tendo lançado apenas quatro álbuns: Big Brother and the Holding Company, Cheap Thrills, I Got Dem Ol’Kosmic Blues Again Mama! e Pearl (que foi lançado seis meses após a sua morte).

Sua precoce morte aos 27 anos não foi suficiente para calar a potente voz que até hoje é uma das mais famosas do rock.

(pinterest)

3. Patti Smith

Outra artista que não deixa dúvidas sobre o poder das mulheres é a Patti Smith. Considerada uma das precursoras do movimento punk. Um dos impulsos de sua carreira foi a demissão que sofreu em uma fábrica em Nova Jersey, onde era perseguida por trabalhadoras por ser considerada comunista, já que sempre lia autores com pensamentos revolucionários e populistas.

Depois do episódio, ela partiu para Nova York, com o sonho de liberdade, onde esperava viver longe das fábricas e igrejas, lugares que a juventude da época era obrigada a estar.

Sempre muito ligada à arte, poesia e pintura, Patti decidiu colocar suas poesias no rock, laçando “Horses”, seu primeiro álbum.

Com seus óculos de sol básicos e estilo andrógino, ela veio rompendo com os paradigmas e enfrentando o patriarcado ao som do punk durante toda sua carreira..

Considerada a poetisa do punk e uma das mulheres mais influentes do rock, Patti Smith também se arriscou na escrita e lançou o aclamado livro Só Garotos, em que conta sua trajetória.

(pinterest)

4. Courtney Love

Courtney Love, conhecida também por ter sido casada com o vocalista da banda Nirvana, Kurt Cobain, lançou sua carreira bem antes do relacionamento com o músico.

Sua banda “Hole” teve início em 1989, gravando seu primeiro álbum em 1991, o “Pretty On The Inside”, onde teve enorme sucesso, dando seguimento aos próximos discos, Live Through This (1994) e Celebrity Skin (1998).

Conhecida pelas polêmicas e por um estilo sensual de se apresentar nos palcos e eventos, Courtney Love nunca deixou de lado o modelito justo e os óculos grandes, mostrando que é possível ser feminina e sexy também no mundo do rock.

(pinterest)

5. Rita Lee

Quando o assunto é rock brasileiro, não há dúvidas de que Rita Lee é uma das principais figuras do estilo musical no país.

A cantora sempre sonhou em ser atriz ou veterinária, no entanto, a música a escolheu desde cedo.

Sua primeira banda, “Teenage Singers”, teve início na sua adolescência, porém, pouco tempo depois a banda formada apenas por mulheres resolveu se juntar com: Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, dando origem ao grupo famoso, “Os Mutantes”.

A banda foi reconhecida internacionalmente, tendo até o ex-Beatles, Ringo Starr, como grande fã.

Após um tempo Rita Lee migrou para a banda Tutti Frutti, deixando grandes sucessos na música brasileira, como: “Menino Bonito”; “Mamãe Natureza”; entre outras.

Em 1976 a cantora deslanchou internacionalmente, lançando hits cantados até hoje, sendo alguns deles:“Agora Só Falta Você”;“Esse Tal de Rock Enrow”; “Ovelha Negra”; entre outros.

Quando o assunto é estilo, Rita sempre deixa em evidência o seu estilo irreverente despojado, esbanjando nos óculos redondos e coloridos e nos cabelos bem vermelhos.

(pinterest)

6. Cassia Eller

Eleita a 18ª maior voz da música brasileira, Cassia Eller foi e ainda é um ícone do rock nacional.

Foi em um musical organizado por Oswaldo Montenegro em 1981 que ela surgiu pela primeira vez, mas apenas em 1989 quando gravou “Por Enquanto” com Renato Russo que ela foi descoberta e contratada pela Polygram.

O estilo irreverente e debochado de Cassia gerou muita polêmica mas seu talento foi maior e, ela fez sucesso em todo o país.

Dona de uma marcante voz grave, Eller superou sua timidez e se entregou a música como poucos, deixando interpretações inesquecíveis apesar da sua morte prematura.

(pinterest)

Essas são algumas referência de mulheres do rock para se inspirar e conhecer. Elas foram e, ainda são importantíssimas para o cenário do rock, principalmente quando se pensa sobre igualdade de gêneros, já que o rock’n roll sempre foi visto como um lugar masculino.

Lembrar dessas musas na semana e no dia do rock é fundamental para uma construção de identidade feminina nesse ambiente, além de levar boa música para mais pessoas.

Confira também os principais modelos de óculos da estrela do Pop, Elton John.

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *