Categorias
TôdeOlho

Como cuidar bem das lentes dos seus óculos

Eles já passaram de necessidade a acessório fashion, principalmente para quem depende deles na hora de ter a visão melhorada. No entanto, por se tratar de um acesso caro, saber como cuidar das lentes dos óculos é extremamente importante para aqueles que querem garantir maior durabilidade para elas.

Mesmo sem haver um tratamento específico para sua manutenção, existem alguns truques que você pode fazer — até mesmo em casa — para garantir que seus óculos permaneçam com qualidade por mais tempo! Com isso, além de mantê-los melhor, você também consegue economizar, pois a vida útil dele acaba aumentando significativamente!

Portanto, neste post, trataremos dos tipos de lentes de grau e dos cuidados que você deve ter para mantê-las em bom estado. São dicas essenciais para que elas tenham melhor desempenho e durem mais! Confira a seguir.

Material das lentes

O primeiro passo para garantir que você saberá cuidar das lentes dos seus óculos é saber o seu tipo de lente. Mesmo que existam cuidados genéricos, cada uma tem a sua particularidade. Desse modo, as três opções existentes são:

Policarbonato

As lentes de policarbonato são as mais resistentes do mercado, pois aguentam impactos como quedas, sendo ideal para crianças, por exemplo.

Outro benefício é a visão frontal, que acaba sendo muito boa devido à sua qualidade. Também são bastante indicadas quando se tem até 4º de miopia e até 2º de astigmatismo, pois apresentam índice de refração 1.58 a 1.59, o que resulta em bordas mais finas.

Orgânica

A lente orgânica costuma ser mais leve que as demais, dando mais conforto a quem a usa. Além disso, é possível ter visão mais ampla, já que o campo periférico é maior.

Outro benefício é que pode ser colorida em diferentes tonalidades, ou seja, pode ser utilizada como óculos de sol para manter a qualidade da visão enquanto vai à praia, enquanto dirige etc.

Cristal

É conhecida como “fundo de garrafa” e, portanto, é altamente recomendada no mercado para aqueles que têm altos graus de miopia. As lentes de cristal são uma junção de diferentes minerais. Com isso, seu benefício é que não arranham com facilidade. No entanto, diferentemente da de policarbonato, não tem tanta resistência e pode acabar quebrando com mais facilidade. Por isso, o seu uso deve ser feito com cautela.

Existem inúmeras tecnologias empregadas nos óculos para auxílio da correção de diferentes problemas de visão. Contudo, as peculiaridades das lentes vão além das diferenças visuais entre uma e outra — como a espessura da orgânica e da de policarbonato, por exemplo —, sendo que o mais importante é prestar atenção às distinções tecnológicas usadas na fabricação.

Junto aos óculos, você recebe uma série de cartões com especificações do produto, inclusive informações sobre a lente. É relevante ler atentamente as recomendações para melhor aproveitamento da vida útil do produto, pois cada fabricante sabe os processos químicos que as lentes sofreram e a melhor forma de conservá-las.

Portanto, perder alguns minutos lendo as recomendações — e seguindo-as — pode significar alguns anos a mais na sobrevida de suas lentes!

Roupas não servem para limpar as lentes

Em alguns casos, apelar para limpar as lentes em camisetas e camisas é a única solução. Não há muito mal nisso se ocorrer apenas uma ou duas vezes em um grande espaço de tempo. No entanto, transformar essa forma de limpeza em hábito rotineiro não é nem um pouco saudável para a sua lente.

O grande problema é que, comumente, os tecidos juntam pequenas partículas de sujeira, que acabam arranhando as lentes. Dessa forma, em vez de usar dessa artimanha, procure flanelas ou panos de microfibra em óticas e lojas especializadas.

Dica: um saquinho de plástico com o tecido especial dentro da sua bolsa pode resolver da maneira correta nos momentos de aperto.

Lave as lentes

Tudo bem, você deve ter se assustado ao ler esta dica, não é? Mesmo que pareça incomum, e alguns especialistas contestem a lavagem frequente das lentes, saiba que lavá-las com parcimônia pode trazer grandes benefícios. Isso porque você as limpa melhor, fazendo com que sujeiras mais pesadas não grudem mais nem criem arranhados no futuro.

Portanto, para isso, coloque seus óculos em água corrente, morna ou fria, com uma gota de sabão líquido neutro (tipo detergente), esfregando delicadamente com a ponta dos dedos. Retire o excesso de água com uma bucha de papel macio e termine de secar com o pano de microfibra ou outro tipo que seja adequado.

Outra opção são os sprays de limpeza, que também costuma ser bastante eficientes para manter as lentes em dia. Contudo, assim como as lavagens, se usados demais podem acabar inutilizando as películas protetoras das lentes, principalmente das que utilizam tratamento antirreflexo. Portanto, atenção!

Volte à ótica com regularidade

De quanto em quanto tempo você costuma ir até a ótica? Uma coisa que poucas pessoas sabem é que a grande maioria das óticas disponibiliza equipamentos para a higienização profunda de lentes e armações. Conhecido como banho ultrassônico, essa técnica promete deixar seus óculos como se fossem novos. Repetir esse procedimento duas vezes ao ano é o ideal para todos os tipos de lentes.

Além de fazer a limpeza profunda nos óculos, aproveite a visita para realizar ajustes da armação no seu rosto, evitando que se criem lascas e bactérias. Infelizmente, ainda não existe uma técnica específica que retire riscos e arranhões das lentes, mas as tecnologias estão avançando cada vez mais para que isso aconteça em breve. Enquanto isso não ocorre, prevenir é a melhor opção!

Viu a importância de saber como cuidar das lentes dos óculos? Reconhecer o material delas é o primeiro passo para tomar cuidados específicos. Após isso, lembre-se de não utilizar frequentemente as roupas para limpar os óculos, pois podem danificá-lo. Além disso, se possível, lave as lentes e vá ao oftalmologista para realizar o banho ultrassônico, garantindo a maior durabilidade delas! Agora, que você anotou todas as dicas, não perca tempo!

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar com a família e amigos nas suas redes sociais!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *