Categorias
OlhoVivo

Cuidado: ler de perto pode causar uso precoce dos óculos

Cuidado: ler de perto pode antecipar o uso dos óculos, já que pode desenvolver mais rapidamente a presbiopia. A presbiopia é um fenômeno comum no processo de envelhecimento e atinge cerca de 40{594594e34e6e00c1ff319a1668ff5e81bf51f33a6545c97acb0142a9a3c86e46} da população mundial. Para quem não sabe, a presbiopia anda mais é do que aquela famosa “vista cansada” e que, geralmente vem acompanhada de leves dores de cabeça ao deixar os olhos expostos à leitura durante muito tempo (o que acaba resultando na prescrição de óculos de grau).

Desenvolvida, em geral, a partir dos 45 anos, a vista cansada afeta homens e mulheres e ocorre em função da perda de elasticidade do cristalino (uma espécie de “lente” dos olhos). Com essa perda, a capacidade de focalização dos objetos passa a ser comprometida, o que resulta na dificuldade de enxergar de perto.

A vista cansada pode ser responsável pela necessidade de uso dos óculos de grau de maneira precoce, especialmente no caso daqueles que posicionam os livros muito próximos do rosto.

Existem inúmeros tratamentos oftalmológicos que podem reduzir a necessidade de uso de óculos de grau, tais como a correção a laser que, embora não seja suficiente para corrigir integralmente o problema, ao menos pode resultar em diminuição desse processo de “involução natural da visão humana”.

O primeiro sinal de vista cansada aparece na dificuldade na leitura. Nesta situação, os textos aparecem indistintos, especialmente se houver iluminação precária, resultando em dor de cabeça sutil. O presbita costuma afastar os livros para realizar uma leitura sem qualquer incômodo, medida que facilita o diagnóstico dessa complicação que afeta milhões de homens e mulheres em todo o mundo.

Não há como evitar a vista cansada. Entretanto, a recomendação básica é a realização de exames periódicos oftalmológicos, sobretudo após os 40 anos, a fim de detectar o problema o quanto antes, além, é claro, de não ler com os livros exageradamente próximos do campo de visão. Fiquem de olho em sua saúde!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *