Categorias
OlhoVivo

Cuide da sua visão na volta às aulas

O começo do ano letivo é uma época propícia para a mudança de velhos hábitos e início de novos cuidados com o corpo e o bem-estar físico. Isso inclui a saúde da visão!

Para ajudá-lo na tarefa de manter a visão 100{594594e34e6e00c1ff319a1668ff5e81bf51f33a6545c97acb0142a9a3c86e46} e, de quebra, orientá-lo sobre prevenção, identificação e correção de eventuais problemas visuais, listamos algumas medidas que podem fazer toda diferença para a saúde dos olhos. Você não vai ficar de fora, vai?

Por que os estudantes devem cuidar da visão?

As estatísticas são assustadoras! Segundo o Ministério da Educação (MEC), 23 {594594e34e6e00c1ff319a1668ff5e81bf51f33a6545c97acb0142a9a3c86e46} dos casos de evasão escolar são ocasionados justamente pela dificuldade que os alunos têm de enxergar. As principais doenças oculares são: miopia, estrabismo, astigmatismo e hipermetropia. A prevenção desses problemas e o tratamento adequado dos mesmos (caso apareçam) é fundamental para o bem-estar físico, psicológico e social.

Quando algo não vai bem

A primeira medida que você deve adotar é ficar literalmente de olho bem vivo nos sinais. Preste atenção em seu rendimento escolar e observe o desempenho em sala de aula. Se observar que seu olho arde com frequência, tiver dificuldade de enxergar as informações contidas no quadro ou ficar com a vista cansada e embaçada ao ler livros e revistas, certamente há algo errado com sua visão. O ideal, nesse caso, é procurar ajuda oftalmológica.

Como cuidar da visão na escola?

Para manter a visão sempre em dia e não comprometer o rendimento escolar, é imprescindível adotar uma postura preventiva. Acompanhe cuidados básicos que podem fazer toda diferença:

  • Evite ler livros e revistas muito de perto. Isso cansa a visão!

  • Seja adepto dos óculos de descanso.

  • Se você tiver que usar óculos de grau, não sinta vergonha! Além de ser normal, existem modelos super estilosos no mercado.

  • Evite coçar os olhos. Essa atitude pode transportar bactérias.

  • Use óculos escuros na ida e na volta da escola.

  • Evite o uso prolongado de computadores, tablets, celulares e videogames a fim de evitar a fadiga visual.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Vai adotar alguma delas? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco. Boa volta às aulas!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *