Categorias
TôdeOlho

Lentes de vidro ou acrílico?

É importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada tipo de lente antes de escolher a sua

Você já sabe como escolher uma armação para óculos de grau com o seu estilo, certo? Aprendeu também que, para o seu conforto, é fundamental encontrar um produto que harmonize com o seu rosto e se encaixe perfeitamente nele. Agora faltam as lentes: afinal, lente de vidro ou acrílico?

Chegou a hora de conhecer por que é importante adquirir uma lente de boa qualidade e quais as vantagens e desvantagens de cada modelo. Continue a leitura para descobrir!

Lente para óculos de grau: por que acertar na escolha?

Ao optar por uma lente de grau, certifique-se de que ela seja de excelente procedência, além, é claro, de se adequar ao seu problema de visão. Você ainda se pergunta por quais razões deve se preocupar com isso?

Saiba que uma lente inapropriada pode causar dores de cabeça, mau condicionamento da visão, cansaço durante a leitura e sonolência. E você não vai querer passar por esses incômodos, correto?

Precisamos destacar também que nem sempre a lente vai se ajustar ao tipo de armação para óculos que você optou. Caso esteja com dificuldades para escolher a lente perfeita, peça a orientação do médico oftalmologista. Ele é o profissional indicado para ajudar você a encontrar a melhor solução.

Lentes de vidro ou acrílico? Saiba qual a melhor

Lente de vidro ou acrílico: quais as vantagens e desvantagens?

Agora que aprendeu a importância de adquirir a lente de grau certa, você pode estar se perguntando: qual é o melhor modelo? A lente de vidro ou acrílico? A falta de certeza a respeito de qual tipo de produto escolher é comum, mesmo para pessoas que usam óculos há algum tempo.

Por isso, vamos mostrar quais são as principais vantagens e desvantagens das lentes de vidro e acrílico. Confira!

Lente de vidro

As lentes de vidro foram as primeiras a serem fabricadas e até hoje permanecem no mercado, apesar de menos democráticas que as lentes de acrílico. Feitas de materiais inorgânicos ou minerais, elas são pouco resistentes à queda. Por esse motivo, seu uso é desaconselhado para crianças ou até mesmo para a prática de esportes.

O vidro tem densidade maior que o plástico, ou seja, se compararmos as duas lentes com o mesmo índice refrativo, vemos que, apesar de as de vidro serem mais finas, também são consideravelmente mais pesadas.

Para quem não sabe, o índice de refração está relacionado à espessura da lente, que deve proporcionar uma visão nítida. Quanto maior a taxa, mais fino será o produto. Essa característica diminui o efeito fundo de garrafa e as possíveis distorções na visão quando olhamos pelas extremidades dos óculos.

Por fim, não podemos deixar de falar que a lente de vidro produz periferia colorida fraca, ou seja, quando a luz incide sobre ela, a imagem de cor visível que se forma diante dos olhos se torna mais branda. Assim, o produto é capaz de gerar menos incômodo ao olho.

Lente de acrílico

Feitas de policarbonato, ou seja, de plástico, as lentes acrílicas são mais leves e confortáveis, além de serem ideais para solucionar todos os problemas de visão, de miopia à hipermetropia, astigmatismo e vista cansada.

Devemos lembrar ainda que elas são mais seguras do que as lentes de vidro por resistirem de maneira eficaz ao impacto. Raramente lascam e atuam melhor diante de faíscas. Daí o motivo de serem recomendadas às crianças, aos atletas e até mesmo aos óculos de proteção usados em trabalhos de soldagem, por exemplo.

Porém, como nem tudo são flores, precisamos avisar que as lentes de acrílico riscam com facilidade. Para diminuir as chances de riscarem, aconselhamos a aplicação de revestimento especial, que é capaz de endurecer o produto.

E é claro que você precisa se certificar de que optou por uma lente de alta qualidade, além de um excelente revestimento, que ofereça proteção contra marcas de pressão e arranhões profundos.

Temos outra ótima notícia a respeito das lentes acrílicas. Elas se encaixam perfeitamente às variadas opções de armação para óculos de grau. Logo, é uma alternativa perfeita para quem também usa óculos como acessório de estilo.

Lente de grau: a proteção UV é obrigatória?

A resposta para a pergunta acima é sim. Tanto a lente de vidro como a acrílica devem contar com a proteção ultravioleta para proteger os seus olhos dos efeitos danosos dos raios solares.

A falta de proteção pode causar desde irritação a doenças oculares graves, como o pterígio, em que uma membrana presente no próprio globo ocular começa a cobrir a córnea, vindo a prejudicar a visão.

Se você está em busca de óculos de grau, saiba que, hoje em dia, existem óticas online que oferecem uma linha diversificada de produtos modernos, estilosos, confiáveis e de excelente qualidade. Um jeito muito mais prático e fácil para adquirir o modelo que você tanto deseja.

Agora você conhece quais são as vantagens e desvantagens da lente de vidro ou acrílico. Ao fazer a sua escolha, não se esqueça de que as lentes precisam se adequar à armação dos seus óculos e que estes devem ficar totalmente alinhados ao seu rosto. Afinal de contas, o conforto vem em primeiro lugar.

Gostou de saber quais as particularidades de cada lente de grau? Já escolheu a sua? E então: lente de vidro ou acrílico? Conte pra gente a sua opção e por que ela se ajusta perfeitamente em você!

A proteção UV é importante também nos óculos de grau

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *