Categorias
OlhoVivo

Proteção UV: por que é tão importante?

Chapéu e óculos para se proteger dos raios UV

Quem se preocupa com a saúde sabe: o sol é uma excelente fonte de vitamina D. Porém, a exposição indevida à luz solar pode prejudicar o nosso bem-estar físico. Por isso, a proteção UV é essencial para quem deseja se livrar dos malefícios gerados pelos raios ultravioletas.

Mas, afinal de contas, o que são os raios UV e por que devemos nos proteger deles? É isso que vamos mostrar para você. Continue a leitura para saber!

O que são os raios UV?

Invisíveis ao olho humano e fundamentais para preservar o calor e garantir a vida em nosso planeta, os raios UV, ou ultravioletas, são radiações emitidas pelo sol capazes de alcançar a Terra.

A exposição aos raios ultravioletas se torna favorável à medida que a camada de ozônio — que deveria bloqueá-los — se deteriora. E mesmo em dias nublados ou frios, seus efeitos podem ser sentidos. É por isso que devemos adotar algumas práticas que nos preservem da luz do sol.

Por que você precisa evitar a luz solar?

Prejudicam a pele

Os raios UV atingem a pele e provocam queimaduras, alergias e insolações graves. São responsáveis ainda pelo envelhecimento precoce e pela presença das indesejáveis manchas.

Afetam os olhos

Por causa do efeito cumulativo, os raios ultravioletas podem causar a catarata, uma opacidade parcial ou total que prejudica a visão, uma vez que impede a chegada da luz até a retina, onde se formam as imagens que visualizamos.

A incidência da luz do sol sobre os seus olhos pode também gerar incômodos, como irritação e lacrimejamento. Em casos mais extremos, os raios UV provocam queimaduras na córnea, a camada anterior e transparente que protege os olhos. E em algumas situações, podem levar à cegueira.

Causam câncer

Os raios ultravioletas podem alterar o nosso DNA e ocasionar o surgimento de agentes cancerígenos. Ainda que sua pele jamais tenha apresentado queimaduras após sucessivos banhos de sol sem proteção, isso não quer dizer que você seja imune a essa séria doença.

É que os raios UVA — um dos tipos de raio ultravioleta — não causam queimaduras, mas são altamente perigosos e prejudiciais à pele.

Então, como se proteger dos raios ultravioletas?

Cuidado com os olhos são essenciais para a saúde

Abuse do filtro solar

Seja em dias de sol ou nublados, use filtro ou bloqueador solar. Mas lembre-se de que os efeitos do produto duram determinado período. Se você for tomar banho de piscina, por exemplo, deve passar o filtro quando sair da água, mesmo que já tenha feito isso anteriormente.

Evite o sol no período da tarde

A maior incidência de luz solar ocorre das 10 às 16h. Isso se aplica especialmente quando falamos da radiação UVB, um tipo de raio ultravioleta que transpõe a pele de modo menos profundo que o UVA, mas que nem por isso deixa de ser perigoso.

Use óculos de sol

É claro que as lentes de seus óculos de sol precisam contar com a proteção UV. E já que é assim, recomendamos os óculos com lentes polarizadas, pois, além de terem essa proteção, melhoram a visão ao combater o reflexo da luz solar.

E se você usa lentes de contato, é importante falar que, hoje em dia, também é possível encontrar o produto com proteção ultravioleta. Excelente notícia, não?

Lance mãos dos chapéus e roupas de proteção UV

Para se livrar completamente dos perigos dos raios solares, você pode ainda aderir às roupas com proteção UV. E por que não usar e abusar dos chapéus? Além de serem um acessório estiloso, eles protegem o seu rosto e os seus olhos dos danos provocados pelo sol.

Durante a leitura do texto, você aprendeu o que são os raios ultravioletas e por quais motivos precisa da proteção UV. Agora, só não deixe de seguir as nossas dicas para ficar em dia com a sua saúde.

Entendeu o que são os raios UV e as razões pelas quais a proteção UV é fundamental? Então, acompanhe a gente no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube e fique a par de todas as nossas novidades!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *