Existem algumas situações em que a gente quer mesmo é deixar os óculos um pouco de lado, não é? Uma delas é quando temos um evento muito importante e badalado na agenda. Se você deseja abrir mão deles por um período sem se descuidar da saúde dos olhos, precisa conferir as dicas de maquiagem para quem usa lentes.
Assim, será possível garantir um look arrasador com a devida segurança. Durante a leitura do post, você vai aprender também os cuidados que deve ter com a make. Dê uma olhada!
Dicas essenciais de maquiagem para quem usa lentes
Maquiagem e lentes de contato combinam? Claro que sim! Mas para proteger os seus olhos e as suas lentes de contato, é fundamental tomar alguns cuidados com a maquiagem. Assim, você agrega beleza e saúde em uma só tacada. Por isso, dê atenção às recomendações a seguir!
1. Coloque a lente antes da maquiagem
Para quem usa lentes de contato, uma dúvida que sempre surge é sobre a ordem. Afinal, o que vem primeiro? A resposta é sempre suas lentes. Nessa hora, saiba que o rosto precisa estar totalmente livre de maquiagem. Assim, você pode manipular as lentes de maneira segura.
Ao tomar esse cuidado, você garante, ainda, duas coisas: que a superfície dos olhos permaneça completamente limpa e a make não seja borrada. É preciso lembrar que o contato entre a lente e a maquiagem pode causar irritação, coceira e até problemas mais graves.
Se houver qualquer vestígio de pó ou de outro produto, a lente pode ajudar a espalhá-lo por todo o olho. Portanto, nem mesmo a base deve ser aplicada antes, combinado?
Depois de colocadas as lentes, a sujeira que porventura venha a se depositar sobre elas pode ser eliminada com algumas piscadas. Caso os olhos comecem a lacrimejar, a dica é colocar uma haste de algodão no ponto lacrimal inferior.
2. Retire a lente depois da maquiagem
Outra grande dúvida é se é preciso retirar primeiro a maquiagem ou as lentes de grau. Nesse caso, a regra é inversa. Primeiramente, indicamos utilizar o demaquilante e só depois tirá-las. Do contrário, os resíduos do rímel e da sombra, por exemplo, podem atingi-las.
O ideal é que o produto usado para a remoção tenha a consistência de um creme ou de gel e não contenha álcool, para não irritar os olhos. Os shampoos antilágrimas feitos para as crianças também podem ser usados para retirar a maquiagem. Basta aplicá-los nas pálpebras e nos cílios, massageando-os. Depois, é só enxaguar.
3. Prefira produtos hipoalergênicos
Os produtos hipoalergênicos são fabricados a partir de substâncias neutras e naturais. O objetivo é proteger a pele de coceiras e outros efeitos. Sem conservantes, esse tipo de produto evita reações alérgicas, e isso se aplica também aos olhos.
Por isso, prefira rímel, delineador, lápis e sombra, por exemplo, que sejam dessa modalidade. Assim, você elimina as irritações e os incômodos na região ocular. Os produtos hipoalergênicos reduzem, ainda, as chances de suas lentes de contato absorverem fragmentos.
4. Evite lápis e delineador na pálpebra inferior
Você sabia que o acúmulo de resíduos nos olhos é muito maior na parte inferior? Por isso, quem usa lente de contato deve evitar o uso de lápis e delineador nessa região. E para não irritar a linha dos olhos, o indicado é usar lápis apontados e bem macios.
Ainda assim, é possível garantir uma maquiagem bem marcante. A dica é caprichar em uma linha mais grossa na pálpebra superior.
Na hora da aplicação, o truque é iniciar pelo canto externo e parar na metade. Depois, vá para o canto interno e siga novamente até o meio. Para que o traço fique bem acentuado, você pode começar com o lápis e depois cobrir com o delineador em formato de caneta, que é mais fácil de manusear.
5. Prefira produtos em creme ou gel
O maior risco para quem usa lentes de contato é o fato de produtos em pó entrarem em contato com os olhos. Para evitar que isso aconteça, a recomendação é utilizar as versões em creme ou gel de sombras.
Esses itens são fáceis de fixar e, de quebra, proporcionam uma make mais bonita. Então, opte por eles, combinado?
Falando sobre produtos em pó, no momento de aplicar um blush desse tipo, não se esqueça de fechar as pálpebras. Assim, o risco de o produto entrar na lente será reduzido.
6. Dispense a maquiagem à prova d’água
As maquiagens à prova d’água são mais difíceis de serem removidas. Afinal, a ideia é que sejam resistentes ao suor e ao contato com chuva ou lágrimas. Por isso mesmo, elas não são recomendadas para quem usa lente de grau.
Ao entrar em contato com a superfície das lentes, o pigmento dificilmente poderá ser retirado. Se isso ocorrer, pisque várias vezes, pois a tendência é que o produto seja expelido naturalmente.
No entanto, caso o incômodo persista, aplique o colírio indicado pelo seu oftalmologista. Se ainda assim não resolver, a orientação é trocar as lentes.
7. Tenha cautela com o rímel alongador
O rímel alongador é uma máscara para cílios que tem fibras capazes de alongar as pestanas. O problema é que, a qualquer momento, os microfios podem se soltar das pálpebras e entrar em contato com os olhos.
Assim, é preciso ter muito cuidado na hora de usar o produto. Se você não quer abrir mão dele, a dica é começar a aplicação do meio para cima e não pela base dos olhos, já que é um local que apresenta mais riscos de contato.
8. Não compartilhe produtos
Você jamais deve compartilhar a make com outras pessoas. O mau hábito pode provocar alergia e conjuntivite, por exemplo. Nem mesmo os acessórios podem ser partilhados, ok?
Além de problemas na região dos olhos, compartilhar maquiagem pode causar irritação na pele e doenças mais preocupantes, como herpes e clamídia labiais. Toda atenção é pouca nesse momento, já que os sintomas de algumas doenças nem sempre são aparentes.
9. Higienize corretamente os itens de maquiagem
Os produtos precisam, ainda, ser higienizados ao menos uma vez por semana. Isso evita as impurezas e a proliferação de bactérias. Da mesma forma, use pincéis limpos. Eles não devem ser molhados e, tampouco, guardados em locais úmidos.
10. Faça a troca constante dos produtos
É necessário também trocar as máscaras de cílios e os delineadores com frequência, pois são itens de beleza que podem ser facilmente contaminados.
Para finalizar, lembre-se sempre: jamais durma com a maquiagem ou as lentes de contato.
Como você pôde perceber, a maquiagem para quem usa lentes requer cuidados importantes para evitar coceiras ou até irritações mais sérias. Mas se você seguir as orientações acima, conseguirá criar uma make incrível sem colocar em risco a saúde dos seus olhos.
Gostou do post? Aproveite para conferir quais são as 6 dicas de limpeza das lentes de contato!