Categorias
OlhoVivo

Moscas volantes: você sabe o que é isso?

Talvez você já tenha percebido pequenas manchas se movimentando dentro do seu campo de visão. Se esse é o caso, você é literalmente uma testemunha ocular das moscas volantes. Comumente, esse fenômeno entóptico acontece quando olhamos para fundos claros, como o céu azul e as paredes brancas. As moscas volantes assumem diferentes formas, incluindo círculos, linhas, pontos, teias e nuvens.

O que são moscas volantes?

São pequenos grumos de gel, proteínas ou  células contidas no corpo vítreo, que é o fluido gelatinoso que preenche o interior do olho.

Normalmente, as moscas volantes dão a sensação de estarem diante dos olhos, mas na verdade elas estão flutuando dentro deles. O que vemos são apenas as sombras projetadas  sobre a retina. Isso ocorre porque os olhos percebem a luz e enviam esse estímulo luminoso para o cérebro.

Qual  é a sua causa?

A causa mais frequente das moscas volantes é o descolamento do corpo vítreo posterior, que por sua vez, acontece em função do processo degenerativo da visão, diretamente relacionado ao envelhecimento. Esse processo é resultado da contração ou espessamento do gel vítreo, que forma os filamentos e grumos dentro do olho.

É muito comum que as moscas volantes se apresentem em  pessoas míopes e também em pacientes que passaram por cirurgia de catarata ou manifestaram alguma forma de inflamação ocular. Ocasionalmente, elas podem aparecer em indivíduos jovens e saudáveis.

Trata-se de um problema grave?

As moscas volantes surgem repentinamente e comprometem a clareza da visão, portanto são mais desconfortáveis do que graves em si. O problema passa a ser grave, se houver a rasgadura da retina.  Quando isso acontece, pode haver sangramento dentro da cavidade vítrea e as moscas volantes podem se manifestar, o que se configura como uma condição de alta gravidade.

É normal exergar algumas sombras coloridas nas visão de vez em quando. Há também outros fenômenos que podem projetar sombras sobre a retina, causando esta impressão. Então, nada de desespero! Mas se isto for persistente, atrapalhar no dia a dia ou vier acompanhado de outros incômodos, como dores de cabeça e nos olhos, é bom marcar uma consulta com o seu oftamologista!

Existe tratamento?

Não existe nenhum tratamento que elimine completamente as moscas volantes, mas, movimentar os olhos cima e para baixo, pode contribuir para afastá-las e torná-las menos perceptíveis ao campo de visão. Muitas vezes, as moscas volantes desaparecem ou diminuem naturalmente com o tempo. Porém, se elas forem fruto de alguma lesão na retina, é preciso que haja a intervenção de um especialista para bloquear a lesão. Em alguns casos, o tratamento mais indicado é a cirurgia.

Não confunda os clarões de luz com moscas volantes

Eles são coisas bem diferentes! Os clarões de luz acontecem quando o vítreo repuxa ou fricciona a retina. Eles podem aparecer junto com as moscas volantes ou de forma isolada, sendo frequentemente associados às enxaquecas, já que os clarões tendem a vir acompanhados de dor de cabeça.

Certamente você já experimentou o fenômeno das moscas volantes alguma vez na vida! Agora que você sabe o seu nome, e o que são, compartilhe este artigo, e não se esqueça de deixar seus comentários!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *