Yves Saint Laurent dispensa apresentações: sua presença no mundo da moda de vestuário e óculos de grau e de sol continua imponente, mesmo não estando mais entre nós. O mundo perdeu esta celebridade em 2008 e, em 2013, já existem pessoas dispostas a homenagear sua existência nas telas de cinema. O estilista francês dos óculos de grau mais fashion é o tema de nada mais nada menos que duas cinebiografias.
Os filmes ainda não têm data de estréia e são de autoria de dois diretores relativamente jovens. Bertrand Bonello é o diretor italiano responsável pela cinebiografia “Saint Laurent”, trazendo o jovem Gaspard Ulliel no papel de Yves Saint Laurent e Jérémie Renier e Léa Seydonx nos papéis de Pierre Bergé, o companheiro pessoal de vida de Saint Laurent e Loulou de la Falaise, a joalheira e chapeleira que, desde os 19 anos, acompanhou o estilista em seu império da moda. O roteiro enfoca a carreira de Saint Laurent, seus altos e altos, com um figurino desenvolvido especialmente para a trama de Anais Romand.
A outra esperada cinebiografia está sendo filmada pelo diretor Jalil Lespert e chama-se “Yves Saint Laurent” e enfoca, por sua vez, a parte pessoal da vida do desenhista de roupas e óculos de grau e de sol. Seu romance com Pierre Bergé é a linha mestra da produção, que conta com a ajuda do próprio na pesquisa: todo o arquivo de desenhos foi liberado pelo parceiro de Yves Saint Laurent, tornando possível a reprodução de modelos que fizeram época.
Mal anunciados os filmes já reina uma polêmica no ar: aparentemente, Pierre Bergé não aprovará qualquer reprodução dos modelos da grife YSL no filme de Bonello e já está ameaçando a produção com processos.
A nós fãs só nos basta contar os dias e esperar para ver os resultados na telona!