Nesta fase, o corpo da mamãe passa por inúmeras alterações, tanto as visíveis que todo mundo conhece (o barrigão) quanto não-visíveis, ou seja, hormonais e metabólicas, que atingem órgãos internos e também os externos, como a pele.
As alterações nos olhos podem ser originadas por uma destas causas, e a gestante pode ter alteração do grau de seus óculos e lentes e até mesmo intolerância ao uso de lentes de contato.
Como você sabe, a superfície dos olhos é chamada de córnea, e quem usa óculos e lentes está acostumado com o termo “síndrome do olho seco: quando acontece uma diminuição do fluido lacrimal, tão importante na adaptação de lentes de contato. Pois bem, na gravidez é bem normal que isto aconteça.
Se você está grávida e faz parte do grupo de mulheres atingidas pela síndrome do olho seco, os oftalmologistas aconselham higienizar bem os olhos e usar óculos e lentes corretamente. A limpeza e a manutenção correta das lentes de contato também são essenciais, mas se nada adiantar, é melhor suspender o uso, e ficar só com os óculos.