Se você usa óculos e lentes há muito tempo, lembra-se do primeiro par dos acessórios? Consegue lembrar da sua reação, você gostou, ficou revoltado/a, se sentiu super inteligente, foi vítima de bulling?
O tema óculos na infância é complexo: ao mesmo tempo que o uso de óculos e lentes como correção das anomalias refrativas aumenta comprovadamente o rendimento escolar, muitas vezes o acessório pode ser o motivo de irritação para os pequenos. Ser taxado de “quatro-olhos” por um certo período é uma das coisas que pode acontecer. Como reagir neste caso?
Em primeiro lugar é preciso ter em mente que a nossa sociedade costumeiramente exclui o diferente, ou seja, não é quem usa óculos ou lentes que tem um problema, e sim, os mecanismos sociais é que fazem com que ele acredite que tenha.
Portanto, cabe aos pais agir como um equilíbrio neste sentido, incentivando o filho nos seus interesses, mostrando que ele é importante, e que o amam do jeito que ele é. Estimular sua auto-estima e escutar uma criança alivia-a dos problemas na escola, pois pelo menos em casa ela encontra um meio onde possa se desenvolver.
É preciso dizer também que nem sempre a imagem de “quatro olhos” procede: uma pesquisa realizada entre crianças na Universidade de Ohio revela que esta imagem está mudando, que crianças de óculos de grau são percebidas pelos colegas como mais inteligentes e honestas.