A última novidade publicada aqui no blogeotica falou das lentes de contato que projetam imagens, lembram-se? Pois esta tecnologia tornou-se objeto de desejo do Pentágono, que está investindo pesado na produção de um protótipo funcional. A firma encarregada é a Innovega, e a grande novidade, além da projeção de imagens na parte interior, é o múltiplo foco. Como funciona?
Qualquer pessoa, seja vendo a olho nu ou usando óculos e lentes, normalmente só consegue focar um ponto no campo visual. Com a ajuda das novas lentes de contato iOptik, será possível focar em mais de um objeto, uma revolução que já existe no mundo digital fotográfico, mas ainda totalmente inexplorada pelos produtores de óculos e lentes.
Vale ressaltar que estas lentes de contato funcionam somente em conjunto com óculos especiais, com a ajuda dos quais podem ser projetadas as imagens diante dos olhos.
Outra possibilidade é a realidade aumentada, uma espécie de imersão nas imagens, onde o limite entre a vida real e a imaginação são extremamente atenuados.
Muitos médicos oftalmologistas vêm o desenvolvimento da tecnologia em projeções para lentes de contato com ceticismo. Afinal, ainda não é possível dizer se o ser humano vai reagir bem ou não a imagens em movimento, por exemplo: normalmente, este tipo de visualização causa tonturas. Isto sem falar no perigo de a imagem projetada na lente se sobrepor às imagens do mundo real. Mesmo assim, o produto está sendo testado pela FDA, a Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos.