O nome vem do formato de olho resultante: um cone redondo, oval, ou central globuloso, e a alteração visual é um forte astigmatismo, com início principalmente na adolescência, mas podendo acontecer precocemente já entre os 10 e 12 anos de idade.
Este é um caso em que óculos e lentes se completam no tratamento: no início, quando os graus são baixos, pode-se usar óculos, mas uma vez crescendo o ceratocone, as lentes de contato são a melhor opção. Bem adaptados às lentes de contato, os portadores de ceratocone podem adiar ou até mesmo evitar uma cirurgia de transplante de córnea.
A tecnologia atual permitiu que os fabricantes de óculos e lentes de contato pudessem desenvolver lentes especiais para ceratocone, e elas são geralmente de material rígido. Como as lentes coloridas são sempre gelatinosas, não é recomendável que uma pessoa com esta deficiência visual venha a usá-las.
Pacientes de Ceratocone costumam fazer testes visuais a cada 6 meses para acompanhar o desenvolvimento da doença. Se você tem dificuldade para focar os objetos, procure um oftalmologista e faça um exame, é sempre bom prevenir.
Quem já consultou o oftalmologista e tem receita, pode comprar óculos e lentes online aqui na eÓtica para o tratamento de ceratocone, a preços muito mais baixos.