Seja ele de grau ou para se proteger do sol, existem várias opções disponíveis, com formatos, marcas, cores e estilos diferentes – e uma ajudinha neste momento é sempre bem-vinda. Imagine então quando a escolha dos óculos é para o seu filho? Neste caso, se você entender um pouquinho do assunto, será bastante útil na hora da escolha.
Quando se trata de crianças, o mais importante é garantir que os óculos sejam de boa qualidade e que a visão do seu filho estará protegida. Conforto também é um requisito relevante para essa definição. Na hora de escolher, não leve em consideração somente a receita do médico, existem vários outros itens aos quais você deve estar atento para garantir o melhor modelo. Se possível, faça o pequeno participar do processo de escolha, assim você aumenta a receptividade dele ao novo acessório.
E para ajudar você a ter uma decisão certeira, reunimos aqui alguns quesitos indispensáveis para você ficar de olho na hora da compra e escolher os óculos ideais para o seu filho.
Armações
Como criança é sempre cheia de energia e adora pular de um lugar para outro, o ideal é buscar armações leves e resistentes, se possível, até inquebráveis. Dependendo da idade do seu filho, há opções de armações de silicone, com elástico ou tecido para garantir a fixação ao rosto. Quanto mais nova a criança for, mais você deve fugir das armações de metal.
Esse item é super importante, pois não adianta comprar óculos lindos, mas que vão se quebrar em apenas uma semana!
Tamanho adequado
É importante ter em mente que o tamanho dos óculos deve ser proporcional ao rosto da criança. Na hora da compra, opte por um modelo compatível com a idade do seu filho. Diferentemente de um adulto, a criança tem mais necessidade de trocar os óculos com frequência, pois, assim como todo o corpo, o rostinho dele também vai crescendo com o tempo. Por isso, é preciso sempre ficar de olho se o modelo não está apertando atrás da orelha ou se o seu filho não está olhando por cima ou por baixo dos óculos. Neste caso, é melhor marcar novamente o oftalmologista e verificar a necessidade de trocar o modelo.
Abuse das cores
Durante toda a infância as cores despertam a atenção dos pequenos e fazem os olhinhos das crianças brilharem. Por isso, dê preferência aos óculos coloridos, como se tudo fosse parte de uma grande brincadeira, fazendo com que a criança se identifique com os óculos e pense neles como acessórios de estilo e não como um objeto de uso obrigatório.
Óculos de sol
Todo mundo sabe que a exposição excessiva ao sol é nociva aos olhos, principalmente aos olhinhos ainda sensíveis das crianças. Acostumar o seu filho a proteger os olhos desde cedo usando óculos de sol, vai ajudar a criar nele um hábito benéfico para a saúde dos olhos. Existem hoje charmosos e divertidos modelos de óculos escuros desenvolvidos especialmente para eles. Além de ficar protegido contra o sol, seu filho vai ficar se sentindo o máximo!
Seus filhos usam óculos? Comente nos contando suas histórias e experiências!