A córnea, o tecido da parte externa do olho, não é vascularizada, por isto, ela precisa do contato com o oxigênio do ar para a sua manutenção. A presença da lente, como barreira física entre o olho e o ambiente, impede a oxigenação adequada, mesmo nos modelos feitos de hidrogel. Além disto, as lentes perdem seu formato e acumulam sujeira e micro-organismos que podem prejudicar os olhos.
As consequências do mal uso podem ser graves: Vão de infecções, alergias e úlceras até a cegueira. O agravante é que a córnea desprovida de oxigenação não dá nenhum sinal de incômodo. O usuário pode se sentir completamente confortável com as lentes mesmo quando o problema já está em fase avançada.
Mas nada de preocupação! Tudo isto pode ser evitado com o simples cuidado de trocar as lentes na frequência indicada e fazer o acompanhamento com o oftalmologista. Se você é desses distraídos, saiba que não está sozinho. Pesquisas indicam que até 50{594594e34e6e00c1ff319a1668ff5e81bf51f33a6545c97acb0142a9a3c86e46} dos usuários se esquecem de fazer a substituição e usam lentes além do vencimento. Hoje vamos dar algumas dicas para você não entrar nessa estatística e manter seus olhos sempre saudáveis. Acompanhe:
Agendas e calendários
Se você é adepto da boa e velha folhinha para organizar seus compromissos, basta marcar logo no começo do mês em quais datas você precisa fazer a troca. O mesmo vale para quem usa agendas. Basta ir em cada dia e escrever, de forma destacada, em quais dias você deve trocar suas lentes.
Conte quantos pares você tem guardados, e anote um lembrete para lembrar de comprar mais, com dois ou três dias de folga antes de ficar sem. Você também pode agendar em um serviço como o Clube da Lente a entrega de pares novos. Um dos principais motivos apontados pelas pessoas para o uso de lentes vencidas é que não havia um par novo para fazer a substituição.
Escreva no espelho
Use um marcador destes de quadro branco para escrever no espelho do seu quarto ou banheiro qual é a data da próxima substituição. É bem fácil limpar a tinta do vidro e você vai ver o lembrete todos os dias pela manhã!
Apele para a tecnologia
Coloque lembretes periódicos no seu celular. Se você usa um smartphone, instale um aplicativo que mostre uma notificação no dia. Existem dezenas de aplicativos, que além dos alarmes mostram informações sobre a manutenção e limpeza das lentes.
Jogue a lente velha fora
Não se engane, é melhor sair sem as lentes uma vez do que usar uma lente fora do prazo de validade. Se você perceber, à noite, que as suas lentes vencem no dia, descarte-as imediatamente! Assim, não há risco de você se esquecer pela manhã e usá-las novamente.
Escreva no estojo
Sempre que começar a usar um novo par, escreva no estojo das lentes quando elas devem ser descartadas. Desta forma, você tem um lembrete constante e não perderá a data.
Se usadas corretamente, lentes de contato vão te trazer conforto e bem-estar por muitos anos, sem oferecer qualquer risco a sua saúde! Você usa alguma destas dicas para manter suas lentes sempre em dia? Conhece alguma outra? Conte para a gente, nos comentários!