Mas se eles reclamam que não estão enxergando bem e pode ser que eles precisem usar óculos ou lentes de contato, é para isto que os oftalmologistas estão aí. Além disto, existem os exames obrigatórios e os regulares, pois nem sempre as crianças são capazes de perceber que sua visão não é perfeita.
O famoso “teste do olhinho” ajuda a identificar mudanças nas transparências das partes que formam o olho. É o primeiro teste oftalmológico da vida de uma pessoas, muito antes da idade mínima para usar óculos e lentes, e deve ser realizado pelo pediatra nas crianças recém-nascidas de até 30 dias, antes da alta da maternidade.
Durantes os dois primeiros anos de vida das crianças, o teste oftalmológico completo deve ser repetido a cada 6 meses, pois existem doenças oftalmológicas que não aparecem logo após o nascimento.
Entre 2 e 10 anos de idade, a criança vai completar o desenvolvimento da visão, e neste período, um exame completo anual é suficiente para acompanhá-lo. Em idade escolar, é muito importante que as crianças tenham acesso a óculos ou lentes de contato se necessário, pois a falta deles pode prejudicar o rendimento.