Mesmo que sejam um pouco dramatizadas, elas estão aí para alertar a população contra os males do fumo. Embora a primeira relação que se faça com o tabagismo sejam doenças pulmonares, existem sim pesquisas que relatam a influência do hábito do fumo no desenvolvimento de doenças oculares.
Os prejuízos do cigarro podem ser constatados entre as causas, o desenvolvimento e também durante o tratamento de doenças que atingem o olho humano. Ou seja, usando óculos ou lentes de contato ou não, o efeito pode ser sentido por muitos pacientes de oftalmopatia de Graves, a degeneração macular relacionada com a idade, o glaucoma, a catarata e outros males que atingem a superfície ocular.
Para quem usa óculos e lentes e é submetido a ambientes enfumaçados por cigarro, os efeitos também não são agradáveis. Afinal, a fumaça exalada principalmente pela ponta do cigarro é indutora de inflamações e extremamente tóxica para o ser humano. Embora os efeitos diretos da fumaça do cigarro sobre usuários de óculos e lentes de contato ainda não tenham sido estudados a fundo, existem pesquisas que indicam associação entre alta hipermetropia em crianças filhas de pais fumantes. Gestantes que fumam também podem influenciar o surgimento de estrabismo e da hipermetropia em seus bebês.
Na sua ótica virtual eÓtica você encontra diversas opções em colírios e gotas para aliviar a irritação dos olhos. Confira.