Se sua filha ou seu filho pequenos usam óculos, alguma hora vai começar o bombardeio de perguntas sobre lentes de contato e afins. E a questão é: qual a melhor idade para uma criança passar das armações para o uso de lentes de contato?
As lentes de contato em si não são prejudiciais à saúde se usadas corretamente. Existem indicações de uso até mesmo crianças muito pequenas, portadoras de catarata pediátrica. O problema é a dúvida sobre a manutenção das lentes de contato, se a criança tem maturidade e responsabilidade suficiente para cumprir com as regras de limpeza diárias.
Devido a esta dúvida, a melhor opção para quem está começando bem jovem a usar óculos e lentes de contato são as lentes descartáveis de uso diário. A pesquisa feita com crianças de 8 a 11 anos comprovou que elas não tiveram dificuldade alguma para colocar, retirar, e descartar as lentes, que é tudo que se tem a fazer quando se usa lentes de contato descartáveis de uso diário.
Procure um oftalmologista e, junto com seu filho e discuta as vantagens e desvantagens de cada uma das marcas de lentes de contato. Uma vez decidido o fabricante, basta consultar a eÓtica!