dos originais simples corretivos de refração, estes acessórios já são capazes de guiar os passos dos usuários, e agora, de fornecer informações sobre os níveis de glicose do corpo.
Para os diabéticos, será o fim das dores causadas pelos frequentes exames de glicose. Na Universidade de Akron, está sendo testada uma lente de contato que é capaz de medir o nível de glicose acumulada nas lágrimas. Se esta substância não está sendo processada corretamente pelo organismo, e o nível de glicose acumulada no fluído lacrimal tornar-se alto, a lente de contato muda de cor.
Num processo semelhante à mudança de cor do papel onde se testa o pH de um líquido, os olhos do diabético podem ser observados pelo paciente quando se olha no espelho, por uma outra pessoa ou por uma câmera de telefone celular, e então, indicar a necessidade de uma dosagem extra de glicose.
Um aplicativo para telefones celulares está sendo desenvolvido para calcular exatamente a quantidade de glicose que está faltando. Aparentemente, as lágrimas são indicadores tão eficientes quanto o sangue, e esta nova lente de contato será o fim do teste invasivo com agulhas na ponta dos dedos.
Mesmo quem não usa óculos ou lentes de contato poderá usar o acessório sem grau. Enquanto você ainda não encontra esta novidade nas óticas virtuais, pode comprar óculos e lentes normais na sua eÓtica.