Os grandes ícones de moda e trendsetters sempre têm uma particularidade no seu visual que funciona um pouco como a sua imagem de marca. Coco Chanel imortalizou o tailleur. David Bowie tem um olho de cada cor. Chaplin usava bigodinho e bengala. Domenico Dolce e Stefano Gabbana – os dois gênios criativos que comandam uma das mais poderosas grifes de alta-costura italianas, a Dolce e Gabbana – nunca dispensam os óculos de grau. Os dois estilistas preferem os óculos de design moderno com armação preta (ou marrom) em acetato e com lentes arredondadas.
Esses óculos de grau acrescentam uma ideia de inteletualidade ao estilo dos dois. E, por conta disso, os óculos de grau se tornaram uma das tendências fortes dos últimos anos. O indie look e o hipster look até já “importaram” a ideia. Se na década de 1990, todo o mundo começou substituindo os óculos de grau pelas lentes de contato, hoje a tendência é o contrário. Os óculos de grau já são considerados objetos de desejo e verdadeiros acessórios de moda. Stefano Gabbana e Domenico Dolce não têm um par de óculos de grau, têm vários. Um para cada visual.
Na coleção de eyewear da própria Dolce & Gabbana tem espaço para óculos de grau de vários formatos. Alguns modelos têm lentes mais arredondadas e outros mais ovais. Há ainda modelos de hastes com apontamentos metalizados e hastes com pontes bem curtas. Às vezes as armações são bem achatadas, outras vezes têm linhas mais retas, mas elas são sempre armações em acetato com cores marcantes. O animal print também já começa aparecendo para estilizar as armações desses óculos.
Fiéis à grife que criaram e que representam, Domenico Dolce e Stefano Gabbana só usam D&G. Inspire-se em alguns dos visuais que os dois desfilaram nas passarelas de moda e nos tapetes vermelhos.