A sensação de ter os olhos secos é um problema que afeta a grande maioria da população, tanto por problemas físicos diversos, quanto por questões climáticas, principalmente nas estações mais quentes do ano, onde a umidade do ar diminui, causando um grande desconforto no sistema respiratório e ocular.
Apesar de ser um problema comum, nem todos sabem que ter os olhos secos significa que o fluido lacrimal, responsável por manter nossos olhos com um nível de umidade natural e consequentemente saudável, está produzindo o fluido em níveis menores do que deveria, ocasionando um grande desconforto, que em alguns casos pode se tornar perigoso.
Quem sofre desse problema deve primeiro atentar-se à causa para depois entender o tratamento ideal, ou seja, procurar um oftalmologista de confiança que fará um exame ocular completo e chegará a causa desse mal, seja por fatores climáticos, alergias, problemas congênitos, ou até mesmo o uso de certos medicamentos. A partir daí algumas atitudes podem ser tomadas, tais como a de fazer uso das chamadas “lágrimas artificiais”, uma maneira eficaz de substituir o trabalho que deveria ser feito pelo fluido lacrimal.
Quem possui também alguma deficiência visual pode se beneficiar com o uso de lentes de contato prescritas devidamente pelo médico, pois existe uma grande variedade de lentes de contato feita com materiais que necessitam de uma menor quantidade de lágrimas para a sua lubrificação. Além da lente será necessário também um colírio umectante para dar continuidade ao tratamento. Se você também sofre de olhos secos, não deixe que esse problema afete a sua vida e procure já um médico de confiança.