O Google Glass é o mais novo projeto da Google e trata-se de um equipamento que pode até ser confundido com um óculos de grau, só que é muito mais. Para quem ainda não conhece, a Google disponibilizou na internet o vídeo ‘How It Feels’, onde demonstra as diversas funcionalidades do Google Glass para que se possa ter a sensação de como seria usá-lo. O aparato vem com fone de ouvido, câmera, visor e, lógico, acesso à internet.
Com o óculos é possível, por exemplo, gravar vídeos e transmiti-los em tempo real, compartilhar informações na rede e ainda acessar imagens, mapas, Wikipedia e traduzir palavras em diferentes línguas. A interação com o dispositivo acontece através da voz e começa sempre com a frase “Ok, Glass”. Em seguida, devem ser dadas as ordens ao aparelho para que tire uma foto, grave um vídeo, envie e-mails ou mensagens de texto, entre outras funcionalidades.
Além disso, o aparelho vem com um GPS, que informa nomes de ruas e encontra o jeito mais fácil de chegar a algum lugar exibindo rotas. Gravar e exibir vídeos que mostram o que o usuário estava visualizando no momento em que estava em determinado lugar ou presenciando qualquer situação promete ser um dos maiores atrativos do Glass.
O vídeo “How It Feels” foi inteiramente gravado através do dispositivo, que deverá entrar no mercado até o fim deste ano, mas os desenvolvedores já podem entrar na concorrida fila de pré-compra. Além de desembolsar algo em torno de US$ 1.500, eles ainda precisam cumprir alguns requisitos de ‘merecimento’ de um Google Glass, tais como: enviar uma aplicação para a empresa usando o Twitter ou o Google+, dizendo o que faria com o aparelho. Além disso, o texto deve possuir, no máximo, 50 palavras, incluir #ifihadglass na aplicação, cinco fotos, inclusão de pequenos vídeos de até 15 segundos, seguir o +ProjectGlass no Google+ e no Twitter, ter pelo menos 18 anos e morar nos Estados Unidos.
Tudo isso para poder ser um dos primeiros a usar um óculos de grau high tech. Confira o vídeo e prepare-se para o que vem por aí.