Categorias
TôdeOlho

7 coisas que você precisa saber sobre óculos para descanso

Passar grande parte do tempo dedicando-se à leitura ou em frente ao computador, ao tablet, ao celular e à TV cansa a vista e pode gerar incômodos aos quais muitas vezes não damos a devida atenção. A boa notícia é que existe um dispositivo para proteger os olhos do desconforto causado durante essas atividades: são os óculos para descanso.

Hoje em dia, praticamente todo mundo precisa de uma alternativa visual para ser usada no dia a dia ou em situações especiais. Afinal de contas, é preciso evitar a exposição a agentes externos capazes de ocasionar problemas de visão, como o sol e a poluição. Além disso, forçar a vista para realizar tarefas não é um hábito saudável.

É importante lembrar que há óculos desenvolvidos para atividades específicas, como tocar piano e praticar o tiro.

Da mesma forma, existem dispositivos para evitar o cansaço visual durante o trabalho ou as horas de lazer. Tais acessórios são essenciais para ajudar as pessoas a alcançarem um ótimo desempenho ou aproveitamento em suas tarefas.

Neste post, vamos mostrar quais são as sete coisas que você precisa saber sobre os óculos para descanso. Antes, entenda melhor o que é o dispositivo e para que serve!

O que são óculos para descanso e para que servem?

Os óculos para descanso são um dispositivo criado para pessoas que passam muito tempo em frente ao computador. São bons também para assistir TV, usar celular ou tablet e para a leitura de livros, jornais e revistas.

Como o próprio nome sugere, esse tipo de óculos serve para manter a vista descansada enquanto praticamos as nossas atividades. Um sinal de que é preciso utilizá-lo é quando sentimos dificuldade para enxergar as letras de um livro ou a tela do celular e outros dispositivos.

É importante lembrar que a visita regular ao oftalmologista é de fundamental importância para a avaliação da saúde dos olhos. Isso mesmo quando você não tem problemas prévios de visão. E, um bom motivo para essa visita é quando percebemos que a nossa visão não está perfeita.

O hábito de forçar os músculos oculares para visualizar as imagens pode até aliviar os sintomas momentaneamente, mas o descuido com a vista é a porta de entrada para que outros problemas comecem a aparecer.

É fundamental diferenciar os óculos de descanso dos óculos para presbiopia. Como dissemos, esses dispositivos são ideais para oferecer conforto para pessoas que passam muitas horas utilizando a visão sem pausa. Mas, não necessariamente esses óculos precisam ter grau.

Esse problema visual não é o mesmo que a presbiopia, conhecida também como vista cansada, que é uma ametropia que faz parte do envelhecimento natural dos olhos. Nesse caso, a pessoa desenvolve uma dificuldade de enxergar de perto que deve ser corrigida com lentes de grau.

óculos para descanso
Os óculos para descanso são ideias para quem lê com muita frequência

Sinais que você precisa de óculos de descanso

Mas afinal, como saber quando usar os óculos de descanso? O primeiro passo para descobrir isso é prestar atenção a alguns sintomas que esse problema pode causar. Caso você reconheça algum deles, é importante procurar um médico oftalmologista para saber se precisa de alguma correção visual ou uso dos óculos de descanso.

Listamos abaixo alguns dos sintomas mais comuns de quem precisa usar esses óculos:

  • Dor de cabeça frequente
  • Dificuldade de enxergar após passar longas horas na frente de telas
  • Cansaço nos olhos
  • Maior sensibilidade à luz
  • Coceira ou ardência nos olhos
  • Vermelhidão nos olhos ou lacrimejamento

O que você precisa saber sobre esse tipo de óculos?

Algumas dúvidas a respeito dos óculos para descanso são recorrentes. Logo, é importante entender todos os pontos para adquirir um produto que melhor se adeque às suas necessidades. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre esses dispositivos!

1. Pessoas de qualquer idade podem usá-los

O dispositivo para manter a vista descansada e proteger os olhos pode ser usado por pessoas de qualquer idade, inclusive crianças. Como dissemos, essas lentes podem ajudar inclusive pessoas que não precisam de correção visual.

Portanto, quando você ouvir que que óculos para descanso é apenas para idosos, saiba que isso é um mito.

2. O dispositivo não serve para corrigir outros problemas de visão

Se você recebeu o diagnóstico de miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia (vista cansada), deverá adquirir um dispositivo de correção visual adequado ao problema, conforme a orientação do médico. Os óculos para descanso, por si só, não servem para solucionar outros problemas de visão.

3. Pessoas com visão perfeita podem usar esses óculos

Todas as pessoas que ficam muito tempo em frente a telas ou lendo, podem precisar de óculos para descanso, ainda que tenham a visão perfeita. Tal acessório evita o aparecimento de problemas, como sensibilidade à luz, dores de cabeça e até mesmo vista cansada.

óculos de descanso
Ideais para quem fica muito tempo exposto à telas

4. Os óculos não curam a vista após determinado tempo de uso

O fato de usar óculos para descanso não quer dizer que os incômodos na vista serão solucionados ao longo do tempo. Então, é preciso recorrer ao dispositivo toda vez que você for realizar alguma atividade que requeira maior esforço visual, a fim de garantir o conforto dos olhos.

5. Existem diferentes tipos de lentes para óculos para descanso

As lentes para óculos para descanso podem ser graduadas ou não. Ou seja, são usadas por pessoas que precisam de correção visual e também de tratamentos que aliviam os sinais de cansaço e também por quem não precisa de grau, mas sofre com os sintomas da visão cansada.

No caso das lentes graduadas, elas podem ser monofocais, bifocais e progressivas. As monofocais permitem a visão adequada entre os olhos e toda a tela do computador, quando realizamos atividades nas quais movimentamos pouco a cabeça.

Já as bifocais são ajustadas tanto para a distância dos olhos até a tela de um dispositivo como para regiões mais próximas, sendo também ideais para a leitura. Por outro lado, as progressivas possibilitam menos distorções no campo visual, uma vez que não existem divisões em toda a área de focagem.

Tanto para essas pessoas que precisam de correção, quanto para quem não tem nenhum grau nos olhos, o que fará diferença são os tratamentos das lentes.

Lentes que proporcionam maior conforto normalmente contam com um ou mais tratamentos, como:

  • antirreflexo, que reduz aqueles reflexos de luz que causam incômodo para a visão
  • filtro de luz azul, que bloqueiam a luz azul os efeitos causados pela luz que as telas emitem
  • lentes fotossensíveis, indicadas para quem divide o tempo entre ambientes fechado e abertos, essas lentes escurecem quando expostas a luz solar
  • proteção UV, ideais para quem passa muito tempo exposto ao sol

6. Os óculos para descanso têm proteção contra os raios UV

A exposição aos raios ultravioleta pode gerar sérios problemas de visão. Por isso, é fundamental proteger os nossos olhos tanto em ambientes externos como internos. Uma ótima notícia é que os óculos para descanso contêm esse filtro. Por isso, impedem que a radiação atinja a vista enquanto realizamos as nossas tarefas.

7. O formato dos óculos deve combinar com seu rosto

Para proporcionar conforto e bem-estar, a armação de óculos para descanso precisa ser adequada às suas características faciais. Os acessórios pequenos, por exemplo, funcionam para quem tem o rosto fino, pois, em geral, eles se ajustam melhor a esse formato.

Por uma questão estética, aconselhamos que o dispositivo gere um contraponto com o formato do rosto. Assim, é possível gerar harmonia e equilíbrio ao look.

Por exemplo, uma armação quadrada fica melhor em um rosto redondo, ao passo que uma peça arredondada é mais indicada para quem tem os traços retos.

Com a leitura deste post, você aprendeu que o dispositivo para descansar a vista é de fundamental importância para o conforto e a saúde dos olhos. Sendo assim, é preciso consultar o oftalmologista para verificar qual é o modelo mais adequado ao seu perfil.

Por fim, saiba que é possível adquirir os óculos para descanso em óticas online. Esse é um jeito rápido, prático e confortável de receber em sua casa um acessório sob medida. Porém, não se esqueça de procurar por uma empresa confiável, que ofereça produtos de excelente qualidade.

Aqui na eÓtica você encontra uma grande variedade de armações de grau e pode escolher as lentes ideais para você.

Agora que você sabe tudo a respeito dos óculos para descanso, descubra como cuidar das lentes dos seus óculos.

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.