Categories
TôdeOlho

Brasileiro cria tela para pessoas com problema de visão. Saiba mais!

O que você acharia de uma tecnologia em monitores criada para manipular o foco e dispensar o uso de óculos de grau? Parece até enredo de filme de ficção científica, mas é o fruto de longas pesquisas feita por um brasileiro, o qual foi o destaque da última edição realizada em Los Angeles da Siggraph, maior feira de computação gráfica do planeta.

Vitor Pamplona é o nome do pesquisador, que desenvolveu na Universidade do Rio Grande do Sul uma tecnologia que promete ser a salvação de quem usa óculos de grau para correção dos mais diversos tipos de problemas de visão.

A criação do pesquisador poderá ser usada na tela de um laptop ou de um iPad, os quais já viram de fábrica adaptados ao ajuste automático do foco aos usuários que tenham problemas de visão, tais como presbiopia, miopia, astigmatismo, hipermetropia, entre outras patologias.

O dispositivo que irá tornar essa ideia embrionária uma revolução concreta na vida de milhões de pessoas ainda está em fase de testes, mas o cientista já está em busca de empresas que queiram financiar o projeto, chamado de “tailored displays” (monitores sob medida) e que mistura detalhes tecnológicos da tela usada pelo Nintendo 3DS, o console de imagens tridimensionais que não necessitam do uso de óculos especiais.

O pesquisador já está em contato com as gigantes do mercado de áudio e vídeo, tais como Samsung, Phillips e LG, a fim de convencer as empresas da viabilidade de adoção desse tipo de tecnologia. Vamos torcer para que essa tecnologia esteja presente nos próximos aparelhos portáteis, excluindo a necessidade de carregar os desconfortáveis óculos de grau para todos os lados!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *