Categorias
OlhoVivo

Óculos de Sol e a saúde dos olhos

Óculos de Sol e a saúde dos olhos

Nesta semana, comemora-se o Dia Mundial da Visão. Por isso, vamos falar um pouco sobre a importância dos cuidados com olhos.

Óculos de sol são aqueles acessórios que todo mundo gosta. No parque, na praia, na piscina, a galera está sempre usando os que mais combinam com o rosto, o look, o estilo.

No entanto, este post serve para te mostrar que óculos escuros são também uma forma muito importante de prevenção e saúde ocular.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Óculos de Sol e a saúde dos olhos

Os óculos que conhecemos foram criados no início nos anos 20 de maneira preventiva para pilotos, que tinham seus olhos expostos a fatores como vento e sol.

Com o passar dos anos, os modelos foram aprimorados e desenvolvidos para oferecer proteção para todas as pessoas, principalmente àquelas que estão constantemente expostas aos raios do sol, além de ganharem mais modelos para compor à moda.

CUIDANDO COM OS OLHOS

O sol pode ser um grande vilão dos olhos. Por isso, óculos escuros possuem fator de proteção solar bem importantes, tendo em vista que a exposição sem cuidados pode ocasionar diversos problemas, como catarata, lesão na córnea, degeneração muscular e, em casos extremos, pode levar até à cegueira.

Óculos de Sol e a saúde dos olhos

Além da proteção solar para raios UVA e UVB, os óculos de sol protegem de agentes climáticos, como o vento, que pode causar os chamados olhos secos, e a poluição, que pode desenvolver uma série de infecções e doenças, como a conjuntivite, por exemplo.

DIGA NÃO À PIRATARIA

Preste muita atenção neste tópico.

Muitas pessoas optam pelos óculos falsificados devido ao preço. No entanto, é aquele velho ditado: o barato sai caro.

Óculos de Sol e a saúde dos olhos

Este tipo de óculos não tem proteção alguma, serve única e exclusivamente para enfeite nos olhos.

O grande problema é que, no escuro, nossas pupilas se dilatam, abrindo caminho para mais radiação e aprimorar a visão.

Agora, imagine os óculos de sol falso. Sua pupila vai responder à escuridão da mesma forma que com outros óculos, com a desvantagem de que a proteção UV deixa de existir.

Ou seja, é até pior do que estar sem óculos no sol, onde as pupilas estão automaticamente fechadas.

Se liga, então, nestas dicas, e mantenha sua visão sempre bem saudável.

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *