Categorias
TôdeOlho

Conheça os materiais antes de escolher suas armações

Os materiais de armações de óculos mais conhecidos são os fabricados em acetato e metal. No entanto, existe uma variedade de opções que vale a pena conhecer antes de adquirir o seu. Na verdade, o fato é que a maioria das pessoas não liga para esse tipo de característica.

Ao chegar na loja, é muito comum que as pessoas experimentem os óculos apenas para saber se o modelo combina ou não com o formato do rosto. Contudo, é sempre bom saber o que você está comprando, não é mesmo? Portanto, continue com a leitura e fique por dentro da qualidade e das especificidades de cada material dos seus futuros acessórios!

Acetato de celulose

Esse tipo de armação é excelente quando o assunto é resistência, uma vez que ela resiste muito bem a queda, riscos e arranhões, água, óleo e gordura. O acetato de celulose é um tipo de plástico que, ao ser aquecido, tem uma ótima capacidade de maleabilidade e amolecimento, podendo ser adaptado e transformado de forma mais fácil que outros materiais.

A grande vantagem desse material é o conforto que ele proporciona. A armação de acetato se ajusta bem ao rosto, pois não tem ponteiras nas hastes e nem plaquetas na região nasal, oferecendo mais conforto para quem usa.

É importante ressaltar que o acetato é antialérgico e não causa nenhum problema ao entrar em contato com a pele. E, além disso, ele permite uma grande variedade de cores e modelos que, devido a sua versatilidade, tem sido muito usado em ocasião tanto do dia a dia quanto em festas.

Metal

As armações em metal são mais leves e mais usadas em ocasiões casuais. Se comparadas com as produzidas em acetato, ele garante mais facilidade de ser ajustado no rosto.

Embora o metal não precise ser aquecido, é possível ajustar a armação à mão na hora da compra. As plaquetas se ajustam para que ela se encaixe bem na base nasal e, além disso, as ponteiras podem ser diminuídas, evitando que a peça fique muito curvado atrás da orelha.

Existem algumas opções de armação que utilizam uma combinação de acetato de celulose nas hastes com a frente de metal. A combinação possibilita conforto na lateral e maior possibilidade de ajustes na base nasal.

As armações que utilizam metal podem conter níquel em sua composição. Portanto, é necessário ter cuidado, pois esse material não é indicado a quem é alérgico a essa substância, podendo causar reações indesejadas.

Alumínio

O alumínio possibilita uma armação forte e leve — mais até que o titânio. Porém, ele tem pouca capacidade de ajuste e flexibilidade. No entanto, a grande vantagem das peças produzidas com esse tipo de material é que elas permitem brincar com uma grande variedade de cores, além de passar a impressão de sofisticação e um design mais moderno.

Aço inoxidável

O aço inoxidável é composto por ferro e cobre, possibilita armações muito resistentes aos impactos e quedas e, além disso, tem alta flexibilidade, durabilidade, é um material leve e resistente a corrosão. Os produtos produzidos com ele são fáceis de ajustar e têm como grande vantagem o seu custo-benefício, possibilitando que as peças sejam bem mais baratas que as de outros componentes.

Titanium

Leve como uma pena, o material deixa de lado todo o desconforto daquelas marquinhas que alguns outros materiais causam no rosto. A utilização do titanium nos óculos de grau se popularizou a partir dos anos 90 devido a suas vantagens: é extremamente leve e, ao mesmo tempo, muito resistente a impactos.

Outra grande vantagem é que as armações feitas com esse material tem maior durabilidade e não sofrem com erosão ocasionada por sal, ácidos, água e demais umidades, que pode deteriorar os óculos com o passar do tempo de uso. Então já sabe! Se você não é tão cuidadoso ou um pouco desastrado, este é o material mais indicado.

Injetados

Na categoria de não-metais, podemos citar os materiais injetados, que são o propionato, o grilamide, o optyl, o policarbonato, a fibra de carbono, a triglamide e o náilon. Sua característica mais marcante é a maleabilidade, que permite que as armações sejam projetadas em um design diferenciado.

Porém, o nome “injetados” acaba passando, para algumas pessoas, a impressão de ser um material de qualidade inferior. Vamos mostrar que isso não é verdade, existe uma grande variedade que pode atender muito bem às suas necessidades. Vejamos!

  • propionato: conhecida por apresentar mais fluidez e elasticidade, esse material possibilita inserções de metal;
  • grilamide: oferece boa relação entre rigidez e tenacidade, além de leveza. É indicado para óculos de sol de estilo esportivo por ser muito resistente a choques e quedas. Ele também oferece uma grande possibilidade de decoração com inserções de metal;
  • optyl: apresenta brilho durável, bom acabamento e bastante resistência ao calor. É mais leve do que o acetato e sua grande qualidade é que o material permite uma enorme variação de cores e texturas;
  • policarbonato: tem alta resistência a impactos. São indicados para uso em segurança industrial e, assim como o grilamide, esse material é indicado para quem pratica esportes, principalmente os radicais;
  • fibra de carbono: extremamente leve, porém de difícil conserto. Isso levou o material a uma grande perda de mercado;
  • triglamide: material plástico com baixa absorção de umidade e grande resistência a agentes químicos, impactos e riscos;
  • náilon: leve, hipoalergênico e inquebrável. Muito utilizado para óculos infantis.

Madeira

As armações em madeira são uma novidade no mercado de óculos e fez todo mundo ficar apaixonado. Com um conceito de exclusividade, uma vez que um modelo nunca é igual ao outro, devido às características da madeira, eles são resistentes a quedas e a água, além de levar toda uma ideia sustentável.

Viu só quantos materiais de armações de óculos legais que você pode escolher? Agora, é só escolher o modelo ideal para o seu formato de rosto e aproveitar todos os benefícios que o acessório pode proporcionar para você.

Você acha que este post ajudou a entender mais sobre os tipos de armações que estão em alta no mercado? Então não deixe de compartilhar nosso texto com seus amigos nas suas redes sociais!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *