Categorias
TôdeOlho

Lentes para óculos de grau

Você consultou seu oftalmologista e teve a notícia que vai precisar usar óculos ou teve um aumento no grau? Quando isso acontece, é preciso escolher entre diversos tipos de lentes de óculos e escolher o modelo perfeito para o seu rosto!

Ainda que o estilo da armação seja importante para o visão, as características das lentes é o que vai tornar a qualidade da sua visão melhor.

Pois é! Por isso, o ideal é escolher as lentes considerando três principais critérios: o material utilizado, o tipo de foco necessário e o valor da dioptria, ou seja o grau.

É por esse motivo que criamos este conteúdo, para que você possa saber tudo sobre os tipos de lentes para os óculos de grau. Vamos começar falando sobre as principais características e, por fim, sobre os principais produtos existentes no mercado. Confira a seguir.

Saiba escolher o material de fabricação das lentes

Existem diversos tipos de materiais utilizados nas lentes de grau dos óculos:

  • Cristal: essas lentes são feitas em vidro com uma mistura de minerais que as tornam resistentes a riscos. Porém, são mais frágeis, quebrando com mais facilidade;
  • Policarbonato: essa opção é mais resistente e ideal para quem pratica esportes com uma maior nitidez no campo frontal;
  • Acrílico: essas lentes são muito comuns e oferecem visão nítida e resistência.

Para saber qual o melhor material para as lentes do seu óculos é importante falar com o seu oftalmologista e levar em conta o seu estilo de vida.

Entenda mais sobre os tipos de foco

As lentes são divididas em três grupos quando relacionadas a foco: monofocais, bifocais e multifocais — ou progressivas, como também são conhecidas.

As monofocais são apenas para um campo de visão.Enquanto que as bifocais permitem enxergar tanto de perto como de longe, pois possuem dois campos de visão.

Já as multifocais, permitem que você enxergue de longe, de perto e também a uma distância média, oferecendo uma visão completamente limpa e sem interrupções do foco. Para quem tem presbiopia essa costuma ser a opção ideal, já que é mais prática e confortável.Lentes multifocais permitem que você enxergue de longe, a uma distância moderada e de perto

Descubra o que é o valor da dioptria

A dioptria nada mais é que o grau das suas lentes. Esse valor representa o quanto e como deve ser feita a correção do problema visual.

Aqui, é necessário considerar, antes de tudo, o motivo para a necessidade da correção. Existem as lentes negativas e as positivas, sendo a primeira indicada para os casos de miopia e a segunda, para hipermetropia e astigmatismo.

As lentes negativas são mais grossas nas bordas e as positivas são mais grossas no centro. Falaremos com detalhes deste assunto logo adiante.

Conheça os tipos de lentes para óculos de grau

Agora você já sabe os tipos de materiais e outras características que podem ser encontradas para os seus óculos de grau.

Então, vamos ao ponto principal deste texto: os principais tipos de lentes de óculos que seu oftalmologista pode receitar.

Lentes convergentes

As lentes convergentes são utilizadas de duas formas: em óculos de grau ou em lentes de contato. Elas são as opções indicada para a correção de hipermetropia.

A boa notícia é que — em alguns casos — é possível realizar uma cirurgia para a correção da hipermetropia. No entanto, esse não é um investimento muito barato e, as opções mais acessíveis são os óculos ou lentes de contato.

Para escolher entre um ou outro, é preciso considerar diversos fatores, mas o principal deles é realmente a comodidade do usuário.

Lentes divergentes

São utilizadas para correção da visão de pessoas diagnosticadas com miopia, ou seja, para aqueles que não conseguem enxergar bem de longe, mas que podem identificar normalmente coisas que estão por perto.

Se, ao tentar observar algo que está longe de seu campo de visão, notar que há alguma dificuldade, distorção ou uma espécie de borrão que está impedindo você de enxergar, possivelmente terá que usar uma lente dessas, seja em uma armação de óculos, seja na forma de lentes de contato.

A famosa “lente fundo de garrafa”

Esse tipo de lente é o grande medo de quem precisa usar de óculos. Contudo, o que muitos não sabem é que as famosas “fundo de garrafa” são uma realidade distante atualmente, mesmo para quem tem graus altos de miopia.

Falando tecnicamente, lentes “fundo de garrafa” são mais grossas por terem um formato esférico, que necessitam de uma maior distorção da luz para corrigir a sua visão.

Hoje em dia, a tecnologia para produzir lentes para óculos de grau está muito avançada. Com o uso do acrílico, foi possível criar as lentes asféricas, que são bem mais finas e que fazem o mesmo trabalho das lentes grossas, que eram usadas em um passado distante — mas que ainda são uma opção.

Não se preocupe, lentes acrílicas tem um preço é acessível para qualquer pessoa, portanto, pode respirar fundo e ficar em paz. Além disso, você pode comprar seus óculos completos sem sair de casa e parcelar o valor no cartão de crédito.

Você poderá enxergar melhor e ficar elegante ao mesmo tempo com seus óculos novos!

Veja outras características dos tipos de lentes de óculos

Pontos importantes para se levar em conta antes de escolher a melhor lente tem a ver com o seu estilo de vida.

Seu dia é agitado ou pratica de esportes? As lentes antiabrasivas são mais resistentes e protegidas contra pequenos riscos causados por impactos do dia a dia.

Já as lentes com antirreflexo são ideais para quem passa muitas horas dirigindo ou em ambientes muito iluminados.

Para os que trabalham o dia todo em frente ao computador, é importante saber que também existem as lentes Blue Light que filtram a luz azul das telas.

Essas lentes oferecem maior proteção para os olhos e conforto para quem passa muito tempo com celular, computador, tablets e outros aparelhos digitais que emitem luminosidade e tendem a cansar a vista do usuário.

Agora que você já conhece bastante sobre os tipos de lentes para óculos de grau, que tal procurar um oftalmologista e ver qual destas ele vai indicar, hein? Lembre-se, a opinião de um profissional é essencial para a saúde dos seus olhos!

Se depois de visitar seu oftalmologista você descobriu que precisa de óculos de grau, temos uma boa notícia: preparamos 10 dicas que vão ajudar na escolha do modelo ideal sem precisar sair de casa!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.