Categorias
OlhoVivo

​Dia Mundial Do Rock: ícones que marcaram época

Desde meados dos anos 90, é comemorado no Brasil O Dia Mundial do Rock, Apesar da data ser tratada como uma celebração mundial, apenas no Brasil o gênero musical é lembrado no 13 de julho.

A origem do evento deve-se ao festival musical, Live Aid, que aconteceu no ano de 1985 em Londres, Filadélfia, Moscou e Japão. O objetivo da festividade era arrecadar fundos para o combate a fome na Etiópia.

O megaevento trouxe dezenas de artistas para os palcos, entre eles estavam as bandas: Quenn; David Bowie; U2; The Who; Led Zeppelin; entre outras.

Phil Collins, um dos artistas participantes, achou o momento um marco importante para a história da música, proclamando o dia 13 de junho como o dia mundial do rock.

A data só teve repercussão no Brasil, se transformando em um ótimo motivo para celebrar este gênero tão amado e curtir boas músicas.

E como pra gente a vida é melhor de óculos, vamos destacar aqui os grandes ícones do rock, sem deixar de lado, seus estilos singulares e armações de óculos que marcaram época. Confira!

1. The Beatles

É difícil encontrar alguém que não conheça a banda britânica, The Beatles, não é mesmo?

Formada por John Lennon, Ringo Starr, Paul McCartney e George Harrison, o grupo foi criada por Lennon e seus colegas de escola em 1957, e se chamava inicialmente de “The Quarrymen” – em homenagem ao nome do colégio.

Em 1960 a banda mudou o nome para “The Beatles”, porém, apenas em 1962 se apresentou com a formação definitiva. No mesmo ano, o grupo gravou a música “Love Me Do”, ficando em primeiro lugar em todas as paradas de rádios britânicas.

Com roupas formais, letras marcantes e efeitos fortes de guitarra, os Beatles fizeram sucesso em todos os seus discos, espalhando a beatlemania pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil.

John Lennon além de ter criado um fenômeno do rock também ficou marcado por seus pequenos óculos redondos, que até hoje são moda por todo mundo.

2. Queen

Na semana do rock é quase impossível deixar de fora a banda que revolucionou a maneira de fazer Rock ’n roll.

A banda britânica foi fundada em 1970, permanecendo com a formação original até 1991, sendo ela: Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon.

Os primeiros dois discos da banda não fizeram muito sucesso na época, mesmo contendo hits como: “Bohemian Rhapsody” e “You’re My Best Friend”.

Mais tarde, por volta de 1977, o álbum “News of the World” popularizou o quarteto, levando “We Will Rock You” e “We Are the Champions” para os quatro cantos do globo.

O estilo afrontoso e irreverente da banda trouxeram letras grandiosas e inspiradoras para as novas gerações de roqueiros e Freddy Mercury se consagrou como uma das maiores vozes do rock além de sustentar um visual único com seus bigodes e óculos aviadores.

O Queen também está no ranking das bandas que mais venderam discos na história da música, do ínicio até o fim em 1991.

Um dos shows mais marcantes e que o grupo apresentou uma de suas melhores performances foi no festival que deu origem ao dia mundial do rock, o Live Aid.

3. Ramones

óculos escuro. Que jovem roqueiro nunca se pegou tentando copiar o estilo de Joey Ramone, hein?!

A banda nova iorquina, Ramones, nasceu em 1974, sendo considerada até hoje um dos maiores ícones do punk rock mundial.

A formação original da banda contava com Joey (vocal), Johnny (guitarra), Dee Dee (baixo) e Tommy (bateria). Porém, com o passar do tempo Marky, assumiu a bateria, enquanto CJ tomava conta do baixo.

O nome da banda foi inspirado no pseudônimo, Paul Ramon, que Paul McCartney criou para registrar a banda Beatles nos hotéis. Com isso, todos os integrantes do grupo punk adotaram o sobrenome “Ramone” como identidade.

Os Ramones são considerados até hoje um dos precursores do punk rock. Seu disco que tem o nome da banda foi eleito o primeiro do gênero na história do punk mundial. Com 14 faixas curtas, o álbum é considerado um dos mais influentes discos de rock até hoje.

Os quatro integrantes da formação original da banda já morreram: Joey (2001), Dee Dee (2002), Johnny (2004) e Tommy (2014).

4. Elvis Presley

Devisual inconfundível e sempre com um maxi óculos no rosto, muitos dizem que “Elvis Presley é o primeiro rockeiro de todos os tempos”, porém, muitos críticos dizem que a afirmação é exagerada e equivocada, já que o rock ‘n roll vinha sendo tocado há anos atrás pelos negros, sendo invisibilizados devida a segregação racial nos EUA. Elvis foi o primeiro músico a juntar públicos divididos pelo preconceito em volta de um mesmo som: o Rock!

Cantor de muitos hits românticos, Presley foi também a cara do “rockabilly”(primeiros sub-gêneros do rock and roll) começando sua carreira em 1954, deixando sua marca com inúmeros sons, entre eles: “Hound Dog”; “Jailhouse Rock” e “All Shook Up”.

5. Rita Lee

Rainha do Rock Nacional, Rita Lee é uma figura transgressora que quebrou muitas barreiras de gênero e se consagrou como uma das vozes mais importantes do Brasil.

Rita iniciou sua carreira em 1963, mas foi a partir de 68, na companhia do grupo Os Mutantes que alcançou o sucesso com grandes hits.

Antes de lançar carreira solo, a cantora ainda teve a banda Tutti Frutti, com quem lançou o álbum “Fruto Proibido”, que é visto até hoje como um dos mais importantes da história do rock nacional.

Rita Lee ficou marcada por inúmeros sucessos que vão do rock ao pop, além disso seu estilo peculiar – com vários óculos redondos e coloridos – influenciou jovens e adultos.

Esses artistas foram e ainda são influência para as novas gerações de roqueiros, por isso é importante destacá-los na semana de confraternização do gênero musical, mas também tem muitas outras que marcaram nossas vidas com seus sons e estilos incríveis.

O Dia Mundial do Rock, apesar de ser considerado uma data importante apenas no Brasil, traz uma reflexão grandiosa sobre a construção da história e vertentes do rock, sendo elas inúmeras, já que cada banda trazia uma maneira diferente de expor sua revolta, transgressão e estilo de vida nas suas composições e shows.

Agora que já conhecem essas bandas, comentem aqui embaixo qual ídolo não pode faltar na playlist do dia mundial do rock?

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *