Categorias
OlhoVivo

Miopia: entenda a importância dos óculos para esse problema!

Provavelmente, você já ouviu falar da famosa miopia, certo? Para quem não sabe, o problema, que causa a dificuldade de enxergar de longe, é bastante comum entre a população do mundo inteiro.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), existem mais de 2,6 bilhões de pessoas com miopia no mundo. Aqui no Brasil, estima-se que esse problema afeta pelo menos 25% da população, em torno de 59 milhões de pessoas.

Em alguns casos, essa condição limitada chega de mansinho, fazendo com que a pessoa demore até identificar que há algo de errado com sua visão e buscar um diagnóstico.

No entanto, a miopia apresenta alguns sintomas bastante incômodos, como visão embaçada e dor de cabeça, mas que muitas vezes são deixados de lado.

A boa notícia é que, com o acompanhamento médico, é possível corrigir isso e ter uma vida normal.  E isso pode ser feito com óculos de grau ou lentes de contato.

Que tal cuidar da sua saúde e conhecer mais a fundo sobre a miopia? No post de hoje, selecionamos as principais informações sobre o tema: das suas causas ao tratamento. Confira!

O que é a miopia?

Muito se fala sobre a miopia por aí, mas você realmente sabe o que isso significa? Para começar, vamos à origem da palavra “miopia”, que vem do grego e significa “olho fechado”.

Entender esse termo é muito simples: basta olhar para um míope sem óculos tentando enxergar de longe, que você notará como ele espreme os olhos com frequência.

A miopia acontece porque o feixe de luz, vindo do mundo exterior, ao ser refratado pelas lentes naturais do olho, não forma uma imagem exata sobre a retina, mas antes dela. Como resultado, os objetos e cenários que enxergamos são computados pelo cérebro com pouca nitidez e fora de foco.

Visão Normal x Miopia
Visão Normal vs. Visão com Miopia

Esse fenômeno pode acontecer por três motivos:

  • o formato do olho é mais alongado que o normal;
  • a córnea — camada que permite a passagem da luz para os olhos —, é mais curva em relação ao comprimento;
  • o cristalino — parte do olho que direciona a imagem na retina —, é mais grosso que o normal.

De acordo com o grau da doença, é possível que o indivíduo tenha pouca ou muita dificuldade de visualizar imagens de longe. O desenvolvimento da condição também pode variar, sendo gradual ou rápido — e isso costuma acontecer entre a infância e adolescência.

Tipos de miopia

Podemos dizer que há diferentes níveis de miopia, a leve e a alta. A seguir, explicaremos melhor sobre cada um deles.

  • Baixa miopia:

Ocorre durante a infância ou juventude. Normalmente, o grau se estabiliza após a fase de crescimento, que é em torno dos 21 anos. Pessoas com baixa miopia tem graus mais baixos de até -6.

  • Alta Miopia:

Tem estabilização longa e demorada e costuma ser mais alta que 6 graus. Em alguns casos, a miopia grave pode estar relacionada a diversas complicações na retina, como glaucoma ou catarata.

Existem também outras categorias da miopia: a congênita, a patológica e a de índice. Veja abaixo:

Miopia congênita

A miopia congênita é um problema ocular que se inicia ainda no nascimento e costuma ter causas genéticas. Esse tipo de miopia persiste até a fase infantil e pode se desenvolver para uma alta miopia. 

Por isso, o recomendado para crianças é passar o máximo de tempo ao ar livre e não dentro de casa. Isso porque ao praticar atividades externas, é possível estimular a estrutura ocular, evitar a progressão da doença e minimizar os seus sintomas.

Miopia de índice

Esse tipo de miopia aparece tardiamente no indivíduo, por volta dos 60 anos. Normalmente, a condição surge a partir de outro problema ocular, como a catarata nuclear.

Miopia patológica

Já a miopia patológica, ou maligna, é um problema mais raro e grave. Nesse caso, a complicação vem acompanhada de mudanças degenerativas na estrutura do olho, prejudicando a retina e podendo aumentar ao longo da vida adulta.

Infelizmente, mesmo com o uso de lentes corretivas, essa miopia responde menos aos tratamentos atuais.

Ter uma rotina de consulta com um médico oftalmologista é essencial para diagnosticar e tratar o quanto antes qualquer uma dessas formas de miopia.

Quais são as causas do problema?

Até aqui, ficou fácil entender o que é a miopia? Então, chegou o momento de saber mais sobre as principais causas do problema. Na maioria das vezes, a doença está diretamente ligada à genética do indivíduo e é descoberta ainda na fase infantil, por volta dos 12 anos.

Ou seja, se os seus pais ou familiares próximos são míopes, as suas chances de desenvolver a condição são grandes. O ideal é visitar frequentemente um oftalmologista para acompanhar a saúde dos seus olhos. Durante a consulta, o médico realizará alguns exames, que são exclusivos para analisar a sua capacidade de enxergar os objetos perfeitamente de longe.

Além da hereditariedade, há outros fatores de risco que estimulam o surgimento da miopia, ainda mais em adultos. Um deles, é o estresse visual, que acomete, principalmente, pessoas que passam boa parte do dia utilizando a visão de modo intenso. Como exemplo, podemos citar os profissionais que trabalham muitas horas em frente ao computador, tablets ou smartphones.

No caso da miopia infantil,  o problema também pode estar relacionado à alta exposição da criança a telas. Outro fator, é a falta de atividades ao ar livre que faz com que a visão para longe se desenvolva menos, implicando no desenvolvimento da doença.

Sintomas

Engana-se quem imagina que a miopia causa somente o sintoma da visão embaçada. Junto a esse sinal, um tanto desagradável, é possível que a pessoa se depare com outros incômodos. São eles:

  • visão turva e embaçada ao visualizar objetos que estão distantes;
  • o costume de apertar os olhos com frequência para enxergar melhor;
  • dores de cabeça, originárias da fadiga ocular;
  • dificuldade de dirigir ou enxergar placas e letreiros à noite;
  • necessidade de se aproximar da televisão ou tela do computador;
  • ler livros com muita proximidade do rosto;
  • piscar de forma repetitiva e em excesso;
  • coçar ou esfregar os olhos mais do que o normal.

Quais são os tratamentos para miopia?

Para tratar o problema, o oftalmologista deverá indicar o uso de óculos de grau ou lentes de contato — ambos com graus corretivos. Já nos casos mais graves, a cirurgia refrativa costuma ser recomendada. Independentemente do método escolhido, o principal objetivo é fazer com que a luz seja focada da forma adequada na retina.

As lentes de contato corretivas são consideradas um método prático e comum para contornar a condição. Elas atuam deslocando o ponto focal para a parte de trás da retina e corrigindo a distância para que os raios de luz convirjam.

De modo geral, os óculos de grau são usados para corrigir os defeitos de refração ocular, que podem ser desenvolvidos a partir da própria miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Além de consertar o problema e aliviar os incômodos causados por essas condições, o acessório consegue proporcionar maior conforto visual, facilitando atividades como ler ou assistir à TV.

É muito comum se perguntar qual método de tratamento usar ao descobrir a miopia. Mas a verdade é que tanto os óculos de grau como as lentes de contato podem ser usados pela maior parte das pessoas.

Óculos de grau para miopia

Devo ter um óculos de grau?

As lentes de contato costumam ser escolhidas por quem não gosta de usar óculos, tanto pelo visual como pelo conforto. Elas são realmente práticas, mas exigem alguns cuidados especiais, principalmente quando falamos do seu descarte. A troca das lentes deve sempre ser feita na data certa para evitar problemas mais sérios no olho.

Por outro lado, os óculos de grau, além de corrigirem a visão, também podem atuar como um acessório de moda para quem usa. Com eles é possível exprimir o estilo pessoal, escolher formatos, materiais e cores que combinem com você.

As armações oferecem uma variedade de estilos que se tornam uma forma de expressar o jeito de ser. Eles podem ser leves ou mais pesados, discretos ou chamativos, mais simples ou super fashionistas.

Para quem gosta dos óculos de grau, mas nem sempre quer ter que usá-los, a opção é alternar entre as armações e as lentes de contato. Dessa forma é possível escolher o que usar de acordo com a ocasião ou com seu humor. 

Para isso, preste atenção na graduação e não se esqueça de conversar sobre essa opção com o seu médico para ter certeza que é uma escolha acertada para você. 

Por último, só um aviso: quando não tratada de forma adequada, a miopia pode piorar e, no futuro, gerar sintomas ainda mais desagradáveis. Então, é melhor evitar e se cuidar desde já!

E aí, gostou do nosso post exclusivo sobre a miopia? Lembre-se de fazer um acompanhamento médico com regularidade. A sua saúde agradece! E para continuar por dentro do mundo dos óculos, aproveite a leitura e confira também o nosso post com curiosidades imperdíveis sobre o acessório!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *