Categorias
OlhoVivo

Games que podem prejudicar a visão

Recentemente, um alerta da Nintendo chamou a atenção da comunidade científica e despertou o alerta sobre o perigo potencial que alguns games podem ter sobre a visão das crianças. O comunicado da empresa desenvolvedora de games recomenda a não-utilização dos jogos 3D por crianças menores de 6 anos, haja vista que este tipo de dinâmica visual pode prejudicar a vista dos pequenos, as quais estão ainda em processo de formação (e essa recomendação vale também para as crianças que utilizem óculos de grau).

Segundo a empresa, a questão é que a reprodução de imagens em 3D levam imagens diferentes a cada olho, um dinamismo perigoso e que pode desencadear um universo de problemas de visão (como a miopia ou o astigmatismo).

Na verdade, a literatura científica não comprovou que a reprodução de imagens em 3D pode resultar em problemas de visão, como hipermetropia, astigmatismo, miopia, vista cansada, etc. Entretanto, é consenso entre os especialistas que a exposição prolongada a estes ou quaisquer outros tipos de jogos podem prejudicar a qualidade da visão das crianças.

Há ainda outros tipos de games que podem causar danos graduais à visão e resultar na necessidade do uso dos óculos de grau para correção futura. Um exemplo são os games que expõem a vista das crianças a uma profusão de cores distintas por longo tempo (como os jogos que envolvam cenários com muitas explosões, tiroteios, etc). Neste caso, a recomendação, mesmo para quem use óculos de grau, é que não haja exposição por mais de 2 horas diárias a esse tipo de game. Fique de olho na saúde ocular de seu filho!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *