Categorias
OlhoVivo

Miopia e Hipermetropia: o que são e o que causa?

Todo mundo deve conhecer alguém que tenha alguma dificuldade de enxergar de perto ou de longe, não é mesmo?

De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 65 milhões de brasileiros possuem hipermetropia e, 40{594594e34e6e00c1ff319a1668ff5e81bf51f33a6545c97acb0142a9a3c86e46} da população ocidental encontra-se com miopia. Esses dados alarmantes mostram como os problemas oculares afetam uma grande parte da população mundial.

Ambas os distúrbios podem aparecer na infância, geralmente entre os 8 e 12 anos de idade. Como neste período a criança está no processo escolar, o problema pode ser identificado pela unidade escolar.

É muito comum pacientes que tenham miopia, também apresentar hipermetropia. Por conta disso existe uma grande dúvida sobre o que é cada patologia.

Com a intenção de esclarecer esse questionamento, confira as diferenças entre a miopia e hipermetropia.

O que é miopia?

A miopia é a condição de enxergar objetos próximos com nitidez e os distantes com imperfeição. Não conseguir ler placas na rua, não enxergar os nomes dos ônibus ou até confundir sacos de lixo com animais, são exemplos claros de miopia.

Quem tem miopia não consegue focar em imagens distantes, e geralmente, é uma herança genética. Ou seja, se os pais são míopes, é muito provável que os filhos também serão.

Causas da miopia

De acordo com especialistas, para o olho focar as imagens ele precisa de duas partes:

  1. A córnea: parte frontal e transparente do olho;
  2. O cristalino: estrutura que muda de forma para ajudar no foco dos objetos.

Quando a visão é perfeita, esses elementos de focagem tem sua curvatura lisa, como uma esfera. A córnea e o cristalino refrata toda a luz recebida da mesma maneira, produzindo perfeitamente uma imagem focada por trás dos olhos.

No caso do paciente com miopia, a córnea não é uniforme e curva, fazendo com que os raios de luz não sejam refratados corretamente. As imagens aparecem desfocadas e borradas, sendo diagnosticada como a miopia.

O que é hipermetropia?

A hipermetropia é conhecida popularmente como a dificuldade de enxergar imagens de perto, ou seja, é o oposto da miopia.

Neste tipo de problema a pessoa, geralmente, aperta os olhos para enxergar objetos próximos, ler livros, escrever, trabalhar no computador, entre outras tarefas de rotina.

Causas

De acordo com especialistas, o problema acontece porque a imagem do olho se forma depois da retina, não sobre ela — como deveria ser —. Desta forma, dificulta a capacidade do cérebro de gerar imagens nítidas.

Em um olho perfeito, a luz entra pela pupila e forma a imagem na retina. O formato da córnea é exato, para que a imagem se forme na região certa.Só então a informação é enviada para o cérebro.

Quem sofre de hipermetropia tem o globo ocular mais achatado ou mais plano, fazendo com que a imagem se forme depois da retina, exibindo uma visão imperfeita.

Quais as diferenças entre miopia e hipermetropia?

Como mencionado nos parágrafos acima, quem sofre de miopia tem uma dificuldade de enxergar objetos distantes, porém, consegue ver com nitidez tudo que está próximo.

No caso da hipermetropia, a imagem do olho é gerada depois da retina, tornando a visão de perto desfalcada.

É muito comum que algumas pessoas tenham os dois problemas de visão, o que dificulta em enxergar imagens tanto de perto, quanto de longe.

Procure um oftalmologista

Geralmente quem tem hipermetropia ou miopia descobre na infância, contudo, existe a possibilidade de aparecer anos depois. No entanto, quando o problema aparece na fase adulta, pode estar associada a doenças, como: diabetes ou catarata.

É indispensável estar com os exames sempre em dia para que o grau esteja sempre atualizado para a correção.

Gostou do texto? Então confira também como tirar medidas do óculos de grau.

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *