Categorias
TôdeOlho

Miopia infantil: entenda os sinais e tratamento

Saiba o que é a miopia infantil e os cuidados que você precisa ter ao descobrir que seu filho tem dificuldades para enxergar com este artigo do blog da eÓtica.

A miopia infantil é um distúrbio de visão muito comum que pode ser diagnosticado bem cedo. As crianças com esta condição geralmente conseguem ver bem as coisas que estão mais próximas delas, mas têm dificuldade em enxergar e definir objetos que estão mais distantes.

Normalmente, fica mais fácil descobrir quando a criança já frequenta a escola, pois ela pode reclamar da dificuldade em ver o quadro na sala de aula, por exemplo.

Embora esse diagnóstico possa não parecer tão sério ou grave, é importante procurar tratamento com lentes corretivas o quanto antes, porque isso pode melhorar, e muito, a qualidade de vida da criança e até sua capacidade de aprendizagem.

No mundo atual, onde todos estamos conectados a telas e passamos muito tempo em lugares fechados, é preciso ficarmos atentos ao esforço excessivo para enxergar, já que isso pode ocasionar no desenvolvimento da miopia..

Apesar de muitos pais ficarem surpresos quando descobrem que o filho é míope, é cada vez mais comum isso acontecer. Mas o importante é que com ajuda de bons profissionais esse não será um problema difícil de entender e corrigir. Para entender mais sobre esse distúrbio de visão, continue lendo esse texto.

Miopia em crianças
O uso excessivo de telas pode contribuir para o desenvolvimento da miopia infantil

O que é miopia e porque as crianças podem desenvolvê-la

Como dissemos, a miopia é a dificuldade para enxergar de longe, que acontece quando o olho é mais longo do que deveria ser. Assim, a luz acaba focalizada na frente da retina, resultando na visão embaçada para objetos mais distantes.

Essa visão sem foco, pode ser acompanhada de dor de cabeça e nos olhos e aquela necessidade de quase fechar os olhos para ver e embora seja muito comum ver pessoas fazendo isso, nem todo mundo sabe que tem um problema na visão.

Esse erro de refração costuma ser hereditário e estabilizar entre os 18 e 30 anos, mas de um tempo pra cá muitas crianças vêm sendo diagnosticadas com isso, devido ao uso contínuo de telas, seja de computador, celular ou tablet.

Principais sintomas da miopia infantil

Ter uma visão saudável e conseguir ver com nitidez as coisas à nossa volta é fundamental para que se tenha qualidade de vida, e isso se aplica também aos pequenos. Por isso, é importante fazer um acompanhamento oftalmológico desde cedo, para corrigir esse problema o quanto antes e garantir que elas consigam enxergar bem sempre.

É comum que a miopia infantil seja identificada apenas quando a criança vai para a escola, principalmente no período de alfabetização, mas isso não quer dizer que a dificuldade para visualizar objetos de longe já não estivesse alí.

Então fique sempre atento aos sintomas abaixo:

  • Queixas de visão desfocada em distâncias mais longas;
  • Forçar a visão ou apertar os olhos para tentar ver melhor;
  • Esfregamento frequente dos olhos;
  • Dores de cabeça;
  • Objetos distantes parecem embaçados ou confusos;
  • Redução da capacidade de atenção;
  • Segurar objetos mais perto dos olhos;
  • Queixas de visão cansada ou dor nos olhos no fim de um dia;
  • Lacrimejamento;
  • Dificuldade para ver filmes ou enxergar o quadro na sala de aula;
  • Apresentar estrabismo;
  • Escrever e ler com o rosto muito perto do caderno ou livro.

E, caso perceba que alguns deles são recorrentes, procure um oftalmologista para fazer o diagnóstico.

Como identificar se meu filho tem miopia infantil

O primeiro exame oftalmológico pode ser realizado antes de 1 ano de idade, se possível. Se seu filho não tiver problemas oculares evidentes neste primeiro momento, então marque um novo exame oftalmológico na idade pré-escolar (jardim de infância).

É importante fazer esses  exames logo para garantir que qualquer problema de visão seja tratado o quanto antes.

Durante a investigação para o diagnóstico da miopia infantil, o oftalmologista faz o exame físico dos olhos da criança e verifica o reflexo de luz regular. No caso de ser positivo, ele irá auxiliar a família sobre o que deve ser feito durante o desenvolvimeto da criança.

A miopia pode ser classificada como leve, moderada ou de alta severidade, dependendo da quantidade de correção necessária, sendo que alta severidade se aplica a casos abaixo de -5,00D.

A progressão da miopia nas crianças é mais do que apenas uma prescrição que sofre mudança constante. Como uma criança se desenvolve rapidamente, tudo progride de forma mais rápida, portanto o acompanhamento é muito importante.

Miopia infantil: como evitar a progressão

Como funciona o tratamento

Normalmente, no caso de crianças, o mais recomendado é o uso de óculos com lentes corretivas, quando for mais velho é possível usar lentes de contato, caso seja o recomendado pelo médico. Também há a possibilidade de fazer a cirurgia refrativa após a estabilização do grau, o que costuma acontecer apenas na fase adulta.

Embora seja comum, é um mito a ideia de que o uso de lentes corretivas piora a visão da criança, por deixá-la dependente dos óculos. A miopia aumenta acompanhando o crescimento da criança e o uso de lentes corretivas só vai facilitar sua visão e garantir maior conforto.

O objetivo do tratamento através do uso dos óculos é melhorar a qualidade da visão. Isto é importante para proteger a saúde dos olhos da criança no futuro, mesmo que ainda precisem de óculos por um longo período.

Os óculos de grau para miopia infantil podem ser usados o tempo todo, por isso é importante escolher armações que se adaptem bem e que funcionem para a idade e as atividades realizadas pela criança. Assim, ela fica livre para brincar e ter uma vida absolutamente normal.

Além disso, os fabricantes têm se preocupado também com a segurança e estética dos óculos infantis, sendo possível comprar óculos que são a carinha deles. Super estilosos e muito divertidos, se tornando um acessório para compor um visual ainda mais descontraído, sem aquele estigma que era comum no passado.

Como evitar e diminuir a progressão da miopia infantil

Como já dissemos, é imprescindível o acompanhamento de um oftalmologista de confiança caso seu filho seja diagnosticado com miopia infantil. O tratamento oftalmológico resulta em maior conforto para a visão e vai deixar a vida da criança muito melhor, facilitando o aprendizado e aumentando a autonomia dela.

Sabe-se que não há o que fazer para evitar, mas alguns cuidados diários podem ajudar a evitar uma progressão agressiva. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer em casa para ajudar a retardar a progressão da miopia ao longo do tempo:

Passar tempo fora de casa

Pesquisas demonstraram que crianças que passam pelo menos 90 minutos à luz natural do sol a cada dia têm taxas mais lentas de progressão da miopia. Os oftalmologistas acreditam que estar do lado de fora é útil porque eles estão dando uma pausa ao olhar para as coisas mais distantes.

Fazer pausas

É importante fazer um intervalo a cada 30 minutos durante as atividades que precisam da visão de perto, isso inclui: o uso de tablets, smartphones, livros e desenho. Não tem que ser uma pausa prolongada, apenas longa o suficiente para permitir que seus olhos relaxem. Olhar pela janela, caminhar pelo corredor ou levantar-se para beber um pouco de água. Assim como o corpo pede um alongamento, os olhos também precisam.

Manter uma boa distância dos objetos

Segurar as coisas mais perto do rosto faz com que seus olhos se esforcem apenas para focar a curtas distâncias. A distância recomendada é aproximadamente o mesmo comprimento do antebraço da criança. Pratique!

Utilizar uma boa iluminação

Certifique-se de que seu filho utilize uma boa iluminação quando estiver lendo, fazendo os deveres de casa ou mesmo brincando. Assim ele não vai precisar forçar a visão para enxergar os objetos ao seu redor.

Cuidar bem da visão das crianças significa exames oftalmológicos regulares, uma boa rotina de cuidados com os olhos e uma dieta saudável. Manter esses hábitos ajudará na manutenção da visão.

Ao perceber que seu filho está com sintomas de miopia, fale com o pediatra. Ele pode dar ao seu filho a triagem visual necessária e te ajudar com os próximos passos.

Aqui na eÓtica você encontra armações estilosas de óculos para as crianças, clique aqui  para conhecer algumas opções.

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *