Categorias
Trends

Qual modelo de óculos é ideal para o seu rosto?

Que os óculos são acessórios de moda indispensáveis no dia a dia, você já sabe! Mas como escolher o tipo de óculos de grau ou de sol que fica melhor em você?

Essa é uma dúvida muito comum e podemos adiantar que para nunca errar na hora de escolher os óculos perfeitos, o segredo é optar por uma armação adequada ao formato de seu rosto. Ou seja, que realce o que você mais gosta nele.

Nem sempre essa é uma tarefa fácil e, por vezes, acaba em uma verdadeira maratona para experimentar vários modelos até encontrar o melhor, mas quanto mais você conhece o próprio rosto e o seu estilo, mais fácil fica. 

Escolher o modelo correto não significa apenas optar por aquele que está na moda e todo mundo acha mais bonito. É importante levar em consideração também o seu conforto e se os óculos se encaixam bem em você.

Para te ajudar nessa empreitada, preparamos algumas dicas muito úteis para você entender qual o tipo de óculos que mais combina com o seu rosto.

Aqui no blog da eÓtica você também encontra outras informações sobre óculos de grau e de sol, além de novidades sobre esse universo para você aproveitar ao máximo as promoções e atualizar o visual.

Como escolher o melhor tipo de óculos?

Como dissemos, é muito importante levar em conta o seu estilo pessoal na hora de escolher a sua nova armação de grau ou óculos de sol. Mas nem sempre o modelo que mais gostamos vai ficar confortável ou se encaixar perfeitamente no nosso rosto.

Por isso, o ideal é combinar estilo pessoal com óculos apropriados para o formato do nosso rosto, do nosso nariz e até da nossa sobrancelha.

Para  saber se um modelo vai ficar bom, você pode levar em conta 3 fatores principais:

  1. Linha da sobrancelha

O ideal é que a armação acompanhe a linha das sobrancelhas, não ficando muito abaixo e, no caso do óculos de grau, não as escondendo completamente.

  1. Ajuste no nariz

Quando colocamos um óculos conseguimos notar que ele fica apoiado em nosso nariz, então é importante que a ponte — a parte que liga as duas lentes óculos — fique corretamente ajustada nele. 

Isso vai garantir o conforto, já que o peso dela estará distribuído de forma equilibrada pelo rosto. Assim, a armação ficará estável, sem escorregar ou entortar.

  1.  Tamanho da armação

É legal levar em consideração também o tamanho dos óculos em relação ao rosto. Ou seja, evitar modelos que fiquem muito pequenos ou exageradamente grandes para você. 

Para isso, aqui na eÓtica, nós dividimos os óculos do nosso catálogo em 3 tamanhos: P, M e G.

Essa categorização é feita de acordo com a largura horizontal do olho da armação — que é o aro que fica ao redor dos nossos olhos, onde ficam as lentes, conforme a tabela abaixo:

Para óculos de grau

tamanho P –  lentes menores que 50 mm

tamanho M – lentes entre 50 e 54 mm

tamanho G – lentes maiores que 54 mm

Para óculos de sol

tamanho P –   Lentes menores que 54 mm

tamanho M – Lentes entre 55 e 58 mm

tamanho G – Lentes maiores que 58 mm

Assim, quem tem o rosto mais fino deve escolher armações de tamanho P, enquanto quem tem rosto mais largo pode escolher as de tamanho G. O tamanho M fica bom em quem tem um rosto de largura média.

É importante saber que o tamanho total da armação também varia de acordo com a ponte dos óculos, então pode ser legal tirar as medidas de algum óculos que você já tenha em casa para fazer uma compra mais acertada. 

Esses fatores são apenas guias para te ajudar na hora de escolher seus óculos, conhecendo bem seu rosto vai ficar mais fácil escolher o tipo de óculos ideal para você.

Tipos de óculos para cada formato de rosto

Uma maneira bem eficiente de você descobrir qual é o tipo de óculos que vai cair melhor em você é pensar no formato do seu rosto. 

Isso porque existem alguns modelos de óculos que caem melhor em determinados formatos, por ajudarem a realçar os seus pontos fortes ou disfarçar aquilo que a gente não gosta tanto.

Veja abaixo algumas dicas para você acertar na escolha da armação de acordo com o formato do seu rosto:

Rosto oval

Esse é o formato de rosto que se ajusta a mais tipos de armação, já que tem os ângulos mais suaves e delicados, sem nenhum ponto que fique muito em evidência.

Combina tanto com óculos retangulares quanto com ovais, passando pelos aviadores e redondos. Também fica bem com lentes oversized — que são propositalmente maiores. 

Quem tem rosto oval pode variar os tipo de óculos que vai usar de acordo com a situação ou a roupa que está usando, por exemplo. 

Se você prefere um clássico, pode ficar com o ​​RAY-BAN RX7174L que cai muito bem nesse tipo de rosto. Mas se prefere um modelo mais ousado, o Michael Kors Santa Monica vai realçar seu visual.

No caso dos óculos de sol, você pode apostar sem medo no Ray-Ban Aviator ou no Burbery Luna que é um modelo maior e quadrado.Qual modelo de óculos é ideal para o seu rosto?

Rosto quadrado

O rosto quadrado tem a linha do maxilar bem marcada e a região do queixo e das maçãs do rosto angulares e largas. Uma forma de identificar esse tipo de rosto é por suas dimensões, já que a largura tende a ser parecida com a altura do rosto.

Se o seu rosto é quadrado, aposte nas armações em formatos redondos ou ovalados, que vão dar mais harmonia às linhas da face e destacar seus traços marcantes. 

Outros modelos que tenham linhas curvas ou cantos arredondados e lentes mais largas, podem cair bem. 

Uma excelente pedida é o Round Fleck, da famosa marca Ray-Ban. Feito em acetato, este modelo tem um fino acabamento e garante um visual despojado. Há também o Fendi FF 0309, que faz a cabeça de muitas mulheres que procuram uma armação moderna.

Modelos tipo gatinho e a armação com fio de nylon abaixo das lentes caem muito bem. A dica é este modelo Hickmann HI1115, uma armação leve e excelente opção para destacar o look.Modelos de óculos para rosto quadrado

Rosto redondo

Os rostos redondos, assim como os quadrados, também têm semelhança entre a medida da altura e da largura. Mas a diferença é que esse rosto tem poucos ângulos, normalmente com a testa e o queixo menores e proporcionais entre si.

Para esse formato, o ideal são as armações geométricas, quadradas e retangulares. As linhas retas presentes nesses modelos de óculos criam a ilusão de que o rosto é mais anguloso. As pessoas de rosto redondo também podem apostar em armações mais grossas.

Um modelo de óculos que se destaca por sua alta qualidade e é perfeito para rosto redondo, é o Ray-Ban RX4339VL, uma armação quadrada clássica que vai em diversas ocasiões.

Não podemos nos esquecer do VO5340L, modelo quadrado da marca Vogue. Encontrada em mais de uma cor, essa armação para rosto feminino compõe o look de mulheres estilosas que não abrem mão de estar sempre na moda.

Uma marca que preenche todos os requisitos para agradar os rostos redondos é a Oakley. Os seus formatos esportivos e de armações grossas são os óculos de sol que você procura.Modelos de óculos para rosto redondo

Rosto longo

Esse tipo de rosto é bem fácil de identificar. São aqueles estreitos nas maçãs e com distância maior entre a testa e o queixo, ou seja, a altura é maior do que a largura do rosto. Os modelos ideais são arredondados ou ovais, pois dão maior destaque à largura do rosto e suavizam o comprimento, conferindo mais harmonia no visual.

A nossa dica aqui são os óculos Lema21 João, um clássico redondo. Se você prefere a armação de metal, não deixe de conferir o Vogue VO4177.Tipos de óculos para rosto longo

Rosto diamante

Esse tipo de rosto apresenta um maxilar e queixo mais marcados e angulosos e a testa um pouco menor. 

Se você tem um rosto diamante, que também pode ser chamado de triângulo invertido, o tipo de óculos ideal para você são aqueles com a parte inferior mais ovalada ou arredondada, para fazer esse contraste com os ângulos do rosto.

Óculos do tipo gatinho e com decorações nas hastes também são boas pedidas, bem como aqueles que são um pouco maiores.

O Tommy Hilfiger TH 1585 é um clássico que proporciona um visual descontraído e estiloso ao mesmo tempo, perfeito para o rosto Diamante. O Kate Spade Briella é uma opção chique que cai bem nesse formato de rosto.

Modelos de óculos para rosto diamante

Outros fatores importantes ao escolher a armação para seu rosto

Além do formato do rosto, você também pode levar em conta outras características do seu rosto antes de optar pelo tipo de óculos mais adequado para você.

NARIZ

Como dissemos no início do texto, o bom encaixe dos óculos no nariz garante conforto. 

Para isso, os óculos devem respeitar o tamanho e o formato do nariz. Escolha um modelo com uma ponte adequada, que não aperte e proporcione maior conforto e segurança. 

Quem tem o nariz mais chato, como pessoas de ascendência asiática por exemplo,  podem optar por armações com plaquetas,  já que o nariz tem menos curva para apoiar os óculos.

MAÇÃ DO ROSTO

Observe a posição dos óculos sobre as maçãs do rosto. Eles não devem estar apoiados, uma vez que essa posição pode deixar marcas na face, além de ser desconfortável.

OLHOS

Devem ficar centralizados nas lentes para criar harmonia. Ao escolher um modelo de óculos de grau, observe sempre a distância dos olhos e a posição em que eles ficam nas lentes.

Tipos de óculos mais comuns

Agora que você aprendeu como escolher o modelo ideal de armação para rosto, vamos te contar quais são os tipos de óculos mais amados e fáceis de encontrar.

Aviador

Com certeza esse é o tipo de óculos mais conhecido do mundo. O famoso Aviator foi criado nos anos 30 e hoje é um clássico que combina com diversos formatos de rosto e cai bem tanto no dia a dia, quanto em ocasiões um pouco mais formais.

Redondo

Os óculos redondos foram um grande sucesso na década de 70 com o movimento hippie e grandes músicos, como John Lennon, eram fãs desse formato. 

De alguns anos para cá, esses óculos voltaram com tudo e acabaram se tornando um best seller.

O mais interessante é que esse modelo pode ser encontrado em tamanho pequeno, lembrando o estilo do beatle, em versões oversized num estilo mais hippie, e também em tamanho médio que é o mais usado. 

Os óculos redondos também atendem tanto os fãs das armações mais discretas em metal, quanto quem gosta dos modelos em acetato, mais marcantes. Por isso é um tipo de óculos muito versátil.

Quadrado

Um básico, as armações quadradas são as mais escolhidas por quem usa óculos. Isso porque esse modelo vem em diversos tamanhos, cores e materiais e acaba agradando todo mundo.

São muitas opções, desde as clássicas até as esportivas, passando pelas armações mais ousadas. 

Costumam ser óculos confortáveis e que podem ser usados em diversas ocasiões.

Gatinho

Depois do auge dessa armação, nos anos 60, esse tipo de óculos ficou marcado por um tempo como uma escolha muito ousada. 

No entanto, de um tempo pra cá, diversas marcas revisitaram esse clássico e trouxeram modelos que combinam com todo mundo. Hoje você encontra versões dos óculos gatinho mais sutis, e também aqueles marcantes com as laterais superiores mais acentuadas.

Wayfarer

Mais um clássico da Ray-Ban, os óculos wayfarer foram os escolhidos pelas estrelas de Hollywood nos anos 50 e ficaram eternizados nos rostos de Audrey Hepburn e James Dean. Desde então, esse modelo é um coringa para quem quer um visual moderno.

Ele combina com quase todos os formatos de rosto e deixa qualquer visual mais autêntico. Hoje pode ser encontrado em diversas cores, tanto com lentes de sol, quanto de grau.

Clubmaster

Conhecidos como browline glasses, esse tipo de óculos tem uma parte superior que imita o formato de sobrancelhas e a parte debaixo em metal. 

O modelo, que foi lançado nos anos 80, cai bem para quem quer um visual marcante e ainda assim clássico.

Além desses 6 tipos de óculos que citamos acima, ainda tem outros formatos que, com a variedade de materiais e cores disponíveis hoje, conseguem atender todos os formatos de rosto e gosto pessoal.

Em resumo, o grande segredo para acertar na escolha é alcançar a harmonia do modelo com o seu rosto. 

Pense também na cor da armação, que deve harmonizar com o seu tom de pele e a cor dos olhos. Uma dica é: peles mais claras combinam com tons mais escuros e coloridos, enquanto peles morenas ficam bem com cores pastel.

Mas o mais importante é ter um óculos confortável, seguindo seu gosto e estilo pessoal e se sentir bem com eles, independente do tipo de óculos.

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.