Categorias
OlhoVivo

Tudo sobre: Conjuntivite

A conjuntivite é uma doença muito comum e que geralmente ocorre em surtos, especialmente nas grandes cidades. Ela é uma inflamação da membrana que reveste a parte branca dos olhos, e costuma acometer os dois olhos ao mesmo tempo, embora possa ocorrer também em apenas um. Costuma ser facilmente identificada pela vermelhidão nos olhos. Porém, a população costuma ter muitas dúvidas sobre como tratá-la. Vamos esclarecer os principais tópicos a respeito dessa doença.

Quais são as causas?

A conjuntivite pode ser basicamente dividida em três tipos:

  • Infecciosa: é causada por bactérias, vírus e, menos freqüentemente, por fungos. Ela é contagiosa e geralmente ocorre em surtos;

  • Alérgica: é aquela que ocorre em indivíduos predispostos, como quem tem rinite e bronquite;

  • Tóxica: é uma reação da conjuntiva a um poluente ou substância irritante aos olhos, como maquiagem, cloro, fumaça, tintas ou algum produto de limpeza.

Principais sintomas

O sintoma mais evidente é a vermelhidão na parte branca dos olhos. Costuma ocorrer também a sensibilidade à luz, uma sensação constante de areia ou ciscos nos olhos, além de secreção e uma forte coceira.

Evolução e tratamento

Pode durar de uma semana a quinze dias e não costuma deixar seqüelas. É recomendável a procura de um oftalmologista para identificar o tipo de conjuntivite e indicar o melhor tratamento. A medicação é dada, em geral, através de colírios e pomadas, cujas embalagens não devem jamais tocar a superfície dos olhos para evitar contaminação.

Proteja os seus olhos!

A principal dica é lavar as mãos! A conjuntivite contagiosa quase sempre é transmitida pelo contato direto com a mão de pessoas contaminadas. Até objetos inocentes, como controles remotos e telefones, podem ser vias de transmissão.

Evitar aglomerações em locais fechados também é interessante para diminuir o contato com pessoas infectadas. Deve-se especialmente evitar tocar os olhos com as mãos não lavadas. Trocar com frequência as toalhas e sabonetes de uso comum também é recomendado. É importante também remover a maquiagem adequadamente e proteger a vista do contato com agentes poluentes ou irritantes. No caso da conjuntivite alérgica, manter a alergia sob controle é a melhor pedida para prevenir.

Você já teve conjuntivite? Como foi? Conte-nos como foi sua experiência nos comentários!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *