Categorias
OlhoVivo

Saiba como evitar a alergia ocular, um mal que atinge milhares de pessoas

Alergias são sensibilidades do organismo a fatores externos como mofo, ácaro, poeira e insetos. Existem diversos tipos — a alergia ocular é uma delas. Ela se desenvolve a partir da hipersensibilidade que pode surgir de diversos males externos.

Esse tipo de alergia pode atingir desde crianças até idosos, em maior ou menor gravidade, associando-se a outros sintomas, como doenças respiratórias (rinite, sinusite, bronquite). É um dos tipos mais comuns e mais corriqueiros no inverno por conta do tempo seco e das doenças virais como a gripe.

A alergia ocular é como qualquer outro tipo: simplesmente atrapalha, incomoda e todos querem evitar. Pensando nisso, criamos este post para explicar um pouco mais sobre essa enfermidade e dar dicas para ajudar a evitá-la. Confira.

Como ela se manifesta?

Como explicamos, a alergia ocular pode ter diversas causas, dentre elas mofo, picadas de inseto e poeira. Um dos sintomas mais frequentes é a vermelhidão nos olhos, que pode significar muita coisa.

Portanto, se esse for o seu caso, se sintomas como vermelhidão associada a coceira, fotofobia (intolerância à luz) e lacrimejamento não sumirem dentro de alguns dias, o ideal é consultar um oftalmologista, pois ele é a pessoa indicada para cuidar de qualquer assunto relacionado ao globo ocular ou às regiões em sua volta.

Existem muitos tipos de alergia ocular: aquelas causadas por alguma substância química contida em protetores solares ou maquiagem, ou também como reação a substâncias encontradas na natureza, como pólen, ácaros etc. Todas elas podem causar desconforto e devem ser tratadas assim que surgirem.

Como prevenir?

A prevenção é sempre o melhor tratamento no caso de doenças. Com a alergia ocular não é diferente. Alguns cuidados ao longo do dia podem ajudar a evitar a alergia ocular e tratá-la mais facilmente.

Soro fisiológico

O soro fisiológico pode ser considerado um aliado de quem sofre com alergias oculares. Para a prevenção, o soro deve ser utilizado para limpar os olhos. O ideal é que seja utilizado ao menos uma vez ao dia com o auxílio de um algodão.

Já para o tratamento de alergias deve-se lavar os olhos em solução aquosa. Para isso, encha um recipiente com o soro e mergulhe o olho dentro. É importante que dê para imergir o globo ocular no reservatório utilizado. Caso esteja muito vermelho e inchado, o recomendado é não utilizar nenhum produto e ir direto ao médico.

Lentes de contato

Se você sente coceira intermitente nos olhos e usa lentes de contato, o ideal é retirá-las até que o sintoma se acalme porque, nesse momento, os olhos tornam-se muito sensíveis ao ataque de bactérias e fungos, que podem causar danos até mesmo irreparáveis.

Quem usa lentes de contato precisa cuidar regularmente da limpeza e conservação para garantir sua vida útil longe de microrganismos indesejáveis, além de cuidar da saúde dos olhos. Afinal, são eles que estão em contato constante com os acessórios. Lavar as mãos sempre antes de colocar e retirar a lente é uma medida básica, por exemplo.

Consulte o seu médico oftalmologista com frequência para saber se pode usar ou manter o uso de lentes de contato e para avaliar a saúde dos seus olhos. Outro ponto que deve ser levado em conta quanto ao uso de lentes de contato é em relação à marca. Lentes de má qualidade podem causar alergias, além de doenças mais graves para os olhos, por isso pesquise bem antes de comprá-las.

Ambiente externo e alimentação

Outro passo a ser seguido é diminuir o contato com os alérgenos, mantendo a casa sempre limpa, principalmente quem tem animais domésticos, por causa dos pelos. Ao fazer contato com os olhos, o ideal é sempre estar com as mãos limpas, além de manter a higiene, usar óculos ao ar livre, não usar colírios indiscriminadamente e se automedicar.

Travesseiros podem acumular ácaros e umidade. Eles têm validade de, no máximo, cinco anos, mas devem ser trocados a cada dois anos. O ideal é utilizar travesseiros hipoalergênicos e lavá-los mensalmente.

Tapetes e cortinas são outros itens que costumam abrigar mofo e poeira em grande quantidade, por isso o ideal é lavá-los com frequência.

A nutrição também pode sofrer uma reorientação se a alergia ocular for causada por substâncias contidas em alimentos. Para isso, preste atenção nos dias em que teve alergia e quanto aos alimentos ingeridos naquele período. Se for preciso, anote tudo o que consumir.

Maquiagem

Quem sofre de alergia ocular pode usar maquiagem, mas o ideal é que seja de marcas hipoalergênicas. Outro ponto que deve ser observado é a data de validade dos produtos. Itens vencidos podem causar alergias e até mesmo doenças piores, por isso fique atento.

Os pincéis e acessórios utilizados devem ser lavados com frequência (de preferência a cada 15 dias com produtos hipoalergênicos) e mantidos longe de locais onde possam acumular poeira.

Não se esqueça de sempre remover a maquiagem ao final do dia e antes de dormir. Os resquícios de produtos nos olhos podem causar alergias e irritações, além de danificar a pele.

Procedimentos estéticos

Atualmente existem diversos procedimentos estéticos que envolvem a área dos olhos, mas nem sempre eles são confiáveis. O ideal é que, antes de realizar qualquer procedimento, pesquise recomendações do especialista, além de se informar mais sobre o tratamento a ser realizado e suas consequências.

Extensão de cílios pode causar alergias, infecção nas pálpebras, terçol, coceira e queda dos cílios. Já a pigmentação pode trazer infecções e outras doenças oculares, como a conjuntivite.

Alguns procedimentos, como aplicação de ácidos e botox, também podem trazer problemas, por isso é sempre indicado procurar um especialista antes de qualquer tratamento estético.

Compressas de água fria, colírios antialérgicos e remédios corticoides são alguns produtos que podem ajudar a tratar a alergia ocular. O ideal é que, independentemente da causa, ao perceber que está com alergia ou sentir algum tipo de incômodo ocular, a pessoa procure um especialista.

Agora, que já sabe mais sobre alergia ocular e sua prevenção, dá para ter um cuidado a mais com essa área da face, não é? Aproveite e saiba mais sobre a importância da saúde dos olhos.

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *